28/06/13 | 15:29
Escola na zona rural da cidade vai atender 160 alunos

 

A Prefeitura de Manaus reinaugurou na manhã de hoje, 28, a Escola Municipal Joana Vieira, na Comunidade Bandeirante Água Branca 1, km 09 da rodovia AM-010. A escola se encontrava paralisada para reforma.

Durante o tempo de paralisação, a unidade de ensino funcionou em um galpão emprestado por uma igreja evangélica. O local era aberto, sem muro e tinha apenas uma cobertura de zinco. Hoje, a nova unidade de ensino conta com seis salas de aula climatizadas, refeitório, cozinha, sala do Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC) e um Telecentro, que vai oferecer acesso à internet para alunos e comunitários. Ao todo, serão atendidos 160 estudantes em três modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Muito emocionada, a diretora da escola, professora Luzia de Souza, disse que a reinauguração é um sonho realizado. “Eu trabalho há 10 anos nessa escola. Comecei como professora e desde 2007 sou gestora, além de ser moradora da comunidade. Essa reinauguração é o resgate da nossa dignidade, de professores, alunos e pais. Estou muito feliz.”, disse.

A Dona de Casa Leiliane Alexandre da Silva, mãe de dois alunos da Escola Joana Vieira, achou a escola muito bonita e se disse aliviada em ver seus filhos estudando em um local com estrutura adequada. O Secretário Pauderney Avelino lembrou que uma das primeiras escolas que visitou após assumir a pasta da educação, foi a Joana Vieira. “Vi a precariedade que a escola estava. Passei a informação para o Arthur que nos deu carta branca, e decidimos continuar a obra que estava parada há um ano e meio, mesmo sem a ajuda da construtora que deveria executá-la. Isso porque o nosso compromisso é com a educação e pra isso conto com o apoio de todos vocês educadores da Semed”, falou.