20/08/14 | 15:12
Escola Municipal Zenaira Pastor realiza feira de ciências com tema “Água é vida”

Com a temática ‘Água é vida’, a Escola Municipal Zenaira Bentes Monteiro Pastor, localizada no loteamento Castanheira, bairro São José 4, zona Leste, realizou na manhã desta quarta-feira, 20, a 2ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental.

Com objetivo de conscientizar sobre os cuidados e a importância da água, cerca de 760 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de mostrar o trabalho na feira aos pais, responsáveis e a comunidade em geral.

 

Na oportunidade, os alunos realizaram atividades em sala de aula sobre o lençol freático de Manaus, ciclo da água, poluição dos rios e igarapés da cidade, curiosidades sobre a água, desperdício de água, alimentação saudável e captação da água da chuva, entre outros temas.

 

“O aprendizado maior de nossos alunos foi a participação na construção dos conhecimentos científicos. Nós tentamos trabalhar com eles que para, desde cedo, tenham essa curiosidade cientifica. Todos os professores buscaram envolver o máximo de alunos com a pesquisa, fazendo atividades e trabalho juntos. A pesquisa é um legado importante, sem dúvida alguma”, explicou a pedagoga da escola, Antônia Francinéia Souza da Silva.

Participante em todos os eventos da escola, Beatriz Carvalho da Costa, 55, é avó da aluna do 1º ano, Karen Rafaela de Carvalho Leão, 6. Ela ficou muito feliz ao visitar a feira, mas principalmente com neta vê-la explicando sobre a água.

“A minha filha trabalha e faz faculdade, por isso, sempre estou presente aqui na escola. Achei ótima a feira, porque é muito útil para nós, os amigos e os alunos, devido as informações de coisas de utilidade. Ela (neta) falou pra mim sobre a água e disse ‘vovó, o que seria de nós se não tivesse água pra tomar banho, molhar as plantas, beber, e tudo isso é bem útil’. É maravilhoso saber tudo isso dela”, contou.

A aluna do 5º ano matutino, Karen Úrsula Pantoja Cardoso, 12, pesquisou o tema “A preservação do lençol freático de Manaus”. De acordo com a estudante, o aprendizado que ela teve é para sempre.

“Foi ótimo, porque aprendi que devemos preservar mais. Antes, o lençol freático estava a 30 metros de profundidade, e hoje está a 180 metros. A feira nos ensinou de como devemos preservar a água, onde todos nós temos que ter outro procedimento sobre a questão da água”, disse.

Parceria

Fruto da parceria da Semed com a Manaus Ambiental, a feira de ciências da escola, recebeu a equipe da empresa, com uma exposição sobre o processo de tratamento da água. Os visitantes tiveram a oportunidade de saber sobre a importância do cal hidratado, sulfato de alumínio e polímero.

Para assistente de programas comunitários da Manaus Ambiental, Lineci Mendonça, o trabalho da empresa é na sensibilização dos alunos do município sobre o tema abordado, mas principalmente de plantar desde cedo a conscientização sobre o meio ambiente.

“Nós estamos empenhados nessa parceria. A escola é um ambiente de imenso potencial para fazer esse trabalho. As crianças de hoje, serão os adultos do amanhã, onde não queremos pessoas que paguem as contas de água, mas que saibam usar essa água. Como diz o tema ‘Água é vida’, ou seja, acabando a água, também se acaba a vida”, declarou.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054