13/12/19 | 16:16
Escola Municipal Waldir Garcia faz musical com tema ‘O Natal da terra de Oz’

Um dos contos mais conhecidos da literatura infanto-juvenil do mundo, a história do Mágico de Oz foi interpretada de uma maneira diferente no IV musical da Escola Municipal Waldir Garcia, realizado na tarde desta quinta-feira, 12/11, no auditório da Prefeitura de Manaus, zona Oeste. Em 2019, o evento teve com o  tema ‘O natal da terra de Oz’.

A atividade procura oportunizar um momento de confraternização entre as famílias das crianças atendidas e marca o encerramento das atividades de artes desenvolvidas ao longo do ano na escola, segundo a gestora da unidade, Lúcia Santos.

 “A ação é a culminância de todo trabalho realizado do ao longo do ano nas oficinas de teatro, dança, música e literatura, e ainda marca o encerramento do ano letivo da escola.  E ao mesmo tempo tem o objetivo de promover uma grande socialização e interação, entre as famílias, escola e comunidade”, disse.

A preparação do espetáculo aconteceu durante todo o ano letivo e foi desenvolvida por meio de um trabalho interdisciplinar, em rodas de conversas, com auxílio de vídeos e em atividades especificas. A intenção de trabalhar os aspectos da personalidade das crianças e sentimentos como medo, insegurança e afetividade, além do protagonismo, segundo a professora de teatro e coordenadora do Musical, Kátia Rodrigues.

“Escolhemos essa história pela sua beleza e porque a partir da personalidade de cada personagem percebemos que dava para trabalharmos a personalidade das crianças para que elas pudessem se descobrir e compreender melhor seus medos e seus próprios receios”, destacou.

Musical
O espetáculo contou com o público estimado de mais de 500 pessoas entre pais, alunos, familiares e convidados e com cenário repleto de símbolos e cores típicas do período natalino. Deste total, pouco de mais de 200 crianças, entre 6 e 11 anos, faziam parte do elenco. Músicas com ‘Happy Day’ e ‘Amigos para Sempre’ fizeram parte da ação, além de canções do próprio conto do Mágico de Oz.

Para o funcionário público, Charles Machado,  pai da aluna Camille Mesquit,8, do 2º ano do Ensino Fundamental,  o musical serviu para trabalhar  o verdadeiro sentido do natal

“Atividades como essas são importantes para demonstrar o verdadeiro sentindo do natal, para dizer que o natal vai muito além de troca de presentes e compra de objetos. Por isso, a escola está de parabéns por se preocupar em passar essa mensagem, de que o Natal está diretamente ligado ao nascimento de Jesus Cristo e não ao aspecto comercial”, afirmou.

O musical serviu também para mostrar que na Escola Waldir Garcia os alunos têm acesso à educação integral de fato, como ressaltou a terapeuta Paola Nunes.

“Não vejo esse momento apenas como o encerramento do ano letivo, porque acredito que ele serve, sobretudo, para mostrar que as crianças tiveram uma educação integral de fato durante todo o ano, porque dá para perceber a desenvoltura e habilidades que as crianças adquiriram na área do teatro, da dança, o conhecimento absorvido em língua inglesa e espanhola, enfim, em vários aspectos”, frisou .

Umas das personagens do musical foi aluna venezuelana Valentina Rodriguez, 8, do 3º ano do Ensino Fundamental, que foi a narradora do presépio  no musical.

“No grupo   temos a chance de demonstrar nosso talento, de expor o que sentimos e o que aprendemos na área da arte. Eu adoro e me faz muito bem”, comentou.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054