19/08/15 | 8:54
Escola Municipal Vicente Mendonça promove uma aula diferenciada com feira de ciências

IMG_0013Uma aula diferente. Assim foi o aprendizado dado para cerca de 700 alunos do período vespertino da Escola Municipal Vicente de Mendonça Junior, localizada na Comunidade União da Vitória, bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste. A atividade extracurricular trata-se da feira de ciências feita pela unidade escolar na tarde desta terça feira, 18, que teve como tema: Luz, Energia e Sustentabilidade. Cerca de 150 alunos do 6º ao 9º ano participaram diretamente da atividade, explicando e discutindo as temáticas trabalhadas.

O evento aconteceu simultaneamente em 20 salas de aula. Diversos subtemas foram abordados, entre eles: “Usina de Balbina a Hidrelétrica ruim de energia”; “Gás Natural”; “Como Economizar Energia”; “Os Diferentes Tipos de Energia”; e “ História da Eletricidade no Amazonas”.

IMG_0022De acordo com o gestor da unidade, Francisco Carvalho, essas atividades, que envolvem pesquisa e a busca pelo novo, contribuem para implantar nos alunos o interesse pelo estudo científico.

“Ao longo do ano em nossa escola, motivamos a pesquisa e atividades como essa. Fazemos diversos trabalhos e momentos que estimulam o nosso aluno a se interessar por um estudo mais aprofundado, como é caso do trabalho científico, porque entendemos que a partir deste pensamento podemos criar futuros pesquisadores e, sobretudo, alunos mais críticos e interessados em adquirir novos conhecimentos”, salientou o gestor.

IMG_0026Outro assunto abordado na feira foi a luz solar como fonte de energia renovável. A turma que apresentou foi a do 8º ano. Na explanação os alunos envolvidos falaram a respeito do sistema solar. Dentro da temática foi explicado como funciona, os equipamentos que são necessários para sua captação e seus benefícios. Uma das estudantes que participou da discussão foi Ester dos Santos, 10 anos. Segundo Ester, a feira foi algo enriquecedor e contribuiu em sua formação acadêmica.

“A feira de ciências foi muito relevante na minha formação. Me Incentivou a ler, ir além do que faço em sala de aula normalmente e, principalmente, me motivou a buscar novos conhecimentos. Prova disso, é que só partir da feira conheci de fato a luz solar. Antes só ouvia falar. Hoje sei tudo a respeito dela”, descreveu a aluna.

Apresentação de projeto

IMG_0058No decorrer da feira foi apresentado um projeto que está sendo trabalhado desde março deste ano que tem o objetivo de reduzir o consumo de energia e conscientizar os alunos acerca do uso água.

O foco da ação é captar a água da chuva, armazenar e posteriormente utilizá-la para lavar pátio, banheiros, escadas e irrigar a horta e o jardim da escola. O projeto é trabalhado com alunos do 4º, 8º e 9º. A parte física possui uma estrutura hidráulica, composta por calhas, registros, torneiras e caixa d’agua.

O projeto é coordenado pela professora de Educação Física, Alderlane de Oliveira e pelo educador de Ciências, Gilfran das Chagas. “Com o projeto percebemos o envolvimento e conscientização dos nossos alunos. Prova disso, é que hoje constatamos uma mudança de hábito e de comportamento em relação ao uso da água”, destacou Alderlane sobre a nova postura que os alunos adotaram após implantação do trabalho.

Durante a feira de ciências foram utilizados aparatos tecnológicos como Datashow, computadores, visuais como banes, painéis, cartazes e pedagógicos, como maquetes. Além dos alunos, pais e comunitários prestigiaram a atividade.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054