22/08/14 | 9:43
Escola Municipal Tarsila do Amaral aborda educação ambiental e higiene em Feira de Ciências

Mais de mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Educação Infantil e do Programa de Aceleração de Aprendizagem (PAA) da Escola Municipal Tarsila do Amaral, bairro João Paulo, zona Leste, realizaram nesta quinta-feira, 21, da Feira de Ciências com os temas educação ambiental e higiene corporal.

 

A comunidade escolar teve a oportunidade de trabalhar a temática durante dois meses em sala de aula. Na oportunidade, os professores ajudaram na pesquisa dos alunos, junto com os pais, que foram convocados para interagirem na feira como interlocutores aos visitantes.

 

“Eles aprenderam com os dois temas, como, por exemplo, reciclar e preservar o meio ambiente, onde é um aprendizado muito válido e foi debatido na escola. Além disso, a higiene corporal foi outro assunto fundamental, onde conseguimos uma palestrante para passar as informações da importância disso ao ser humano”, relatou a pedagoga, Rosinete Betcel Soares.

 

O eletricista de automóvel, Darlan de Castro Ferreira, 32, é pai do aluno do 1º ano, Paulo César, 7. Ele foi um dos responsáveis que participou das reuniões com os professores, e acabou apresentando em sala de aula com os alunos o tema higiene corporal.

 

“Meu filho é o primeiro ano que estuda na escola, sendo a primeira vez que participa da feira, assim como eu. Acho importante envolver os pais na educação das crianças, mas principalmente de poder participar diretamente dos temas da feira. Sou uma pessoa que gosta de pesquisar sobre diversos assuntos, e surgiu essa oportunidade e não tive medo de participar com todos aqui”, salientou.

 

A aluna do 5º ano, Samara Viana dos Santos, 12, dentro dos assuntos da feira, pesquisou sobre a eletricidade. Para a estudante, que se aprofundou durante uma semana em livros e na internet, o aprendizado da feira é algo que vai guardar para sempre.

 

“Eletricidade não é uma coisa difícil, basta estudar que a gente consegue entender as coisas direito. Para mim é uma experiência muito nova, porque nunca tinha estudado eletricidade, mas acho importante que também os responsáveis dos alunos sabiam sobre esse tema na visitação de nossa feira”, comentou a aluna, que sonha cursar direito.

 

A programação da feira contou com a apresentação de danças temáticas, exposição de higiene corporal, de educação e reutilização de material reciclado, a importância da higiene bucal com palestra para as crianças e pais, além de outras atrações.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054