22/06/17 | 17:24
Escola Municipal Sônia Maria Barbosa realiza 1ª Semana de Literatura Amazonense

A Escola Municipal Sonia Maria Barbosa realizou, na tarde desta quinta-feira, 22/6, a 1ª Semana de Literatura Amazonense sob uma Perspectiva de Formação: Lendo, Contando e Interpretando, realizada pela Escola Municipal Sônia Maria da Silva Barbosa. A secretária municipal Kátia Schweickardt esteve presente na abertura, que contou com das escritoras locais Ana Peixoto e Creuza Barbosa.

A atividade, que acontece esta sexta-feira, 23/6, contou com a participação de mais de 400 alunos, que organizaram exposições, declamações de poesias, apresentações teatrais, espalhadas ao longo de 11 salas temáticas e teve como objetivo homenagear escritores amazonenses como Thiago de Melo, incentivando paralelamente o hábito da leitura.

Entre as exposições está a organizada pelos 6º e 7º anos,  “Águas Viajante”, homenageando o professor  Paulo Queiroz; “Fábulas e Apólogos da Amazônia”, escrita pela escritora Creuza Barbosa e  “Amazonas no Coração Encantando da Floresta”, do escritor  Thiago de Melo.

Outros escritores amazonenses de destaque nacional como Álvaro Maia, Elton Farias, Ana Peixoto e Márcio Souza, também foram homenageados pelos alunos. Na oportunidade, a secretária Kátia Schweickardt destacou o trabalho exitoso da unidade em relação ao aprendizado e a maneira como o gestor vem administrando a unidade há dois anos.

“Em nome do Prefeito Artur, em nome da Secretaria Municipal de Educação, quero agradecer pelo esforço de todos vocês, de toda equipe pedagógica e demais funcionários. Tudo que estamos colhendo é fruto deste esforço, desta categoria de professores da rede municipal que mostra que é possível fazer uma educação de  qualidade a despeito de todas as dificuldades e essas Semanas de Literatura Amazonense, que acontecem em várias de nossas escolas é reflexo deste trabalho”.

Segundo o gestor da unidade, Jonssen Freitas, o objetivo central do evento é apresentar aos alunos um grande número de escritores oriundos da região norte.

“A 1ª mostra literária tem objetivo de mostrar para nossos alunos que no Amazonas há excelentes autores, tanto quanto em outros estados brasileiros, porque é comum as pessoas valorizarem, somente escritores de fora”, explicou.

A escritora e poetisa Ana Peixoto, uma das homenageadas ressaltou que o evento é importante para valorizar e engrandecer o trabalho de escritores locais. “Um evento deste é muito significativo para os escritores locais, porque mostra que o nosso trabalho está sendo valorizado e que as pessoas,  alunos, jovens estão se interessado por nossas obras”, disse.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054