25/09/19 | 16:19
Escola Municipal Silvia Helena Bonetti realiza premiação de alunos do Projeto de Leitura e Escrita ‘Pipocando’

A Escola Municipal Silvia Helena Costa de Oliveira Bonetti, localizada no conjunto Viver Melhor, zona Norte de Manaus, premiou, nesta quarta-feira, 25/09, 320 alunos do 1º ao 5º ano pelo bom desempenho no projeto ‘Leitura e Escrita Pipocando. Os resultados são referentes ao 3º bimestre. Os estudantes receberam um certificado ao mérito, com nota a partir de 6,0 e um saco de pipoca, entregue pelo próprio pai ou responsável dos alunos premiados.

O Projeto de Leitura e Escrita ‘Pipocando’, é uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implantado ano passado em 76 unidades de ensino e que atende aproximadamente 12 mil alunos e que busca estimular o gosto pelos livros, alcançando 63.623 livros lidos, apenas em 2018, pelos estudantes participantes.

De acordo com a diretora da escola, Vilmarina da Silva Aleme, o trabalho realizado pela coordenação pedagógica da escola acontece em quatro níveis: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Com duas semanas de projeto na escola, a educadora comemora os bons resultados em sala de aula.

“Todos os professores se envolveram muito, a gente trabalhou para envolver os pais porque entendemos que sem essa parceria entre a escola e família, até se consegue resultados satisfatórios, mas quando tem também a família se percebe que os resultados são bem melhores”, comentou.

A coordenadora do ‘Pipocando’ na escola, a professora Janaína Cunha Sabbá, que utiliza o projeto como suporte para os alunos, as atividades com o ‘Sussurrofone’, com uso de um telefone feito de PVC que trabalha oratória, linguística e fala, onde o aluno ler e o som volta, disse que é importante esses recursos para o aprendizado.

“É realizado um trabalho com os alunos diariamente com leitura de textos, de frases e interpretações para que ele consiga evoluir. Nós sempre estamos em contato com a família, porque não é um trabalho somente da escola. É realizado leitura diariamente de texto, nós temos uma biblioteca excelente no pátio da escola, na qual realizamos esse trabalho”, completou.

Com a média de 9,5, a aluna do 5º ano, Nadir Ariele Silva dos Santos, 10, foi uma das premiadas pelo bom desempenho no 3º bimestre em sala de aula. Segundo ela, o resultado vem da sua participação no projeto Pipocando, pois tem ajudado muito na sua evolução.

“Fui premiada pela minha leitura, porque agora leio bem, por causa do meu desempenho no 3º bimestre. Melhorei na leitura, porque antes engolia ou atropelava a vírgula e não respirava direito. A minha professora me ajuda muito e pratico na escola com leitura das histórias de contos de fada”, finalizou.

Para a industriaria Valéria Assunção de Melo, 34, mãe das alunas do 5º ano, Jully Melo de Assunção, 11, e do 3º ano, Júlia Melo de Andrade, 9, ficou feliz de ter participado do programa. De acordo com ela, o fato de ter entregado o certificado nas mãos da filha foi algo muito especial.

“Ela tinha muita dificuldade com relação à pontuação. Com esse projeto incentivando mais na leitura, agora ela tem menos dificuldades, tanto foi assim, que conseguiu o certificado de mérito em relação a leitura e também pelo desempenho”, comemorou.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054