01/11/19 | 16:06
Escola Municipal Silvia Bonetti realiza Ação Social

Aproximadamente 4 mil pessoas participaram da Ação Social na Escola Municipal Silvia Bonetti, bairro Viver Melhor I, zona Norte de Manaus, realizada na manhã desta sexta-feira, 1º/11. O evento reuniu pais, responsáveis e a comunidade em geral dos 1,9 mil alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ação ocorreu em parceria com Centro Universitário Fametro, que disponibilizou acadêmicos, entre do 5º e 8º períodos dos cursos de enfermagem, farmácia, nutrição, estética e cosmético, direito, serviço social, pedagogia, psicologia, gestão de RH e financeiro e educação física.

Além disso, o evento teve o apoio do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A programação contou com serviços de aferição de pressão arterial e orientação sobre hipertensão junto com teste de glicemia, sala lúdica sobre parasitoses, verificação de IMC e orientação nutricional infantil, boas práticas para as merendeiras, corte de cabelo, oficina de formação para professores, atendimento jurídico em geral, entre outros serviços.

A diretora da escola, Vilmarina da Silva Aleme, disse que a comunidade em geral precisava de uma programação com todo esse suporte de serviços, mas principalmente de trazer a família para perto da escola.

“A gente entende que é muito importante à presença da família em nossa escola. A Semed tem o tema do não letivo sobre isso, sendo o nosso também. Pensando nisso, nós buscamos essa parceria com a Faculdade Fametro. Com isso, queremos trazer a comunidade para dentro da escola para firmar uma parceria bem proveitosa”, comentou.

Para diretora do departamento geral dos distritos (DEGD), Celma Trindade, a ação é um pensamento da Semed, junto com a Prefeitura de Manaus, da escola em prestar esse tipo de ajuda e auxílio para a comunidade em geral.

“Aqui no Viver Melhor não poderia ser diferente, porque é uma comunidade onde a gente percebe que a vulnerabilidade social é muito grande. Esse triple com família + escola +universidade é de suma importância para comunidade, não só no pedagógico, mas na vida pessoal das pessoas e nesses serviços sociais”, citou.

De acordo com a assessora pedagógica da Fametro, Paula Orofino Moura Costa, a entidade tem um papel junto com a comunidade de responsabilidade social. Para ela, a parceria com a escola não poderia ser diferente de unir os dois trabalhos em prol dos pais e responsáveis dos alunos.

“Nós estamos com todas essas ações, tanto para contribuir com a sociedade, como também para o desenvolvimento dos nossos alunos. Nós realizamos ações e atividades que proporcionam bem-estar, orientações de saúde e também alguns benefícios, mas em especial na escola com todas essas pessoas que precisam desses tipos de serviços”, justificou.

Para doméstica Maria da Glória Caranha Vinhote, 36, mãe da aluna do 3º ano, Márcia Rebeka Caranha Vinhote, 8, a programação foi excelente, porque a comunidade precisava mesmo de atendimentos específicos em determinadas áreas.

“Acho muito importante para comunidade e os pais, porque é muito difícil termos essas ações por aqui. Foi passado instruções para as crianças e minha filha ficou na área de lazer, porque no bairro não tem isso. É fundamental agregar tudo isso com os pais e os alunos da escola”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054