31/05/16 | 15:51
Escola Municipal Sérgio Augusto avalia desempenho dos alunos no 1º bimestre

RADM. EM. Sergio Augusto Pará. Fotos Cleomir (8)O desempenho escolar dos 585 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do 1º bimestre da Escola Municipal Sérgio Augusto Pará Bittencourt, no bairro Novo Israel, zona Norte, foram avaliados na reunião de Avaliação de Relatório de Análise de Desvio de Metas (RADM), nesta terça-feira, 30. O encontro reuniu professores, a assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, Josiane Silva, e da Gestão Integrada da Escola (GIDE) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A avaliação iniciou na última segunda-feira (30) e vai até dia 7 de junho em 338 escolas municipais. A meta é analisar o nível de educação disponibilizada pelo município de Manaus, que utiliza como suporte pedagógico o resultado da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

“Estamos traçando os objetivos para nós vencermos no segundo bimestre todas as dificuldades que foram detectadas nesse primeiro bimestre. Foi observado que os alunos tiveram dificuldades na provinha da ADE, mas vamos corrigir isso. Não houve a possibilidade de realizarmos simulados, assim como houve o abandono escolar, mas vamos reunir os pais para evitar esse problema, principalmente, de ter os responsáveis mais presentes na escola”, disse a diretora, Liliane Oliveira Corrêa.

RADM. EM. Sergio Augusto Pará. Fotos Cleomir (6)Para assessora de gestão da Gide, Maria Dnalva, é importante que todos contribuam com informações, sugestões e realizem uma avaliação do trabalho executado dentro da escola com os alunos, pois é importante encontrar soluções para os problemas para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.

“Estamos verificando com a escola os seus índices e desempenho, analisando todos esses dados para que possamos agir na causa principal e na raiz do problema. Feito essa análise, se faz agora um plano de ação para se trabalhar dentro do segundo bimestre e ao longo dos outros bimestres o desempenho no contexto geral para ser cada vez melhor. A escola apresentou um desempenho razoável, mas precisamos analisar essas causas e o que levou a unidade ter esses índices”, declarou.

De acordo com professor do bloco pedagógico, que atende alunos do 1º ao 3º ano, Pedro Coutinho da Silva, a escola passou por algumas dificuldades, mas que será superado pelo trabalho e empenho de todos. Para ele, o suporte da Semed com a avaliação é importante para os educadores.

“Nesse primeiro bimestre foi tumultuado, mas o resultado foi positivo. Temos uma boa perspectiva e percebemos que o segundo bimestre já está sendo bem melhor, porque antes da reunião já tínhamos tomado providências para isso. Tivemos muita transição de alunos e quando isso ocorre cai muito o rendimento da turma, porque chega aluno novato, sai outro aluno. Enfim, esses alunos dão uma queda no rendimento, porque não estão preparados. Agora no segundo bimestre, as turmas já estão compactadas e não vai ocorrer mais isso”, finalizou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054