14/08/15 | 8:50
Escola Municipal São Sebastião apresenta medidas sustentáveis em feira de ciências

Feira de Ciências EM. São Sebastiao. Fotos Cleomir (13)Simples atitudes como não desperdiçar água, não jogar lixo no chão, reciclar ou reaproveitar o que puder podem contribuir para manter o meio ambiente limpo e saudável. Tais medidas preventivas foram apresentadas, na tarde desta quinta-feira, 13, durante a Feira de Ciências realizada pela Escola Municipal São Sebastião, localizada no bairro Puraquequara, zona Leste. O evento aconteceu na quadra poliesportiva da unidade escolar e contou com participação de cerca de 150 pessoas, entre pais, responsáveis, alunos e do corpo docente da escola.

As temáticas abordadas envolveram diretamente 70 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental . Cartazes, painéis, além de recursos tecnológicos como TV e aparelho de DVD ajudaram na realização da atividade extracurricular. Os trabalhos se dividiram em três temáticas, como ressaltou a gestora da escola, Iêda dos Santos.

Feira de Ciências EM. São Sebastiao. Fotos Cleomir (14)“Começamos a pensar nesta feira desde abril. Daí pensamos em possíveis abordagens e direcionamento para cada turma. Os alunos da educação infantil ficaram responsáveis de apresentar a temática ‘Os bichos da Amazônia’, do bloco pedagógico, que é do 1º ao 3º, apresentaram a importância da água, ressaltando medidas e estrategias para poupá-la. E os alunos do 4º e 5º ano deram dicas para preservar o meio ambiente”, descreveu.

A gestora ainda salientou que a atividade contribuiu para o desenvolvimento dos alunos e para relacionamento entre os responsáveis e a escola.

Feira de Ciências EM. São Sebastiao. Fotos Cleomir (5)“A partir do trabalho pedagógico que realizamos durante a atividade, desde a preparação que foi onde aconteceu as pesquisas em livros, na internet e em sala de aula, conseguimos desenvolver a oralidade da criança, sua autonomia, seu desenvolvimento psicomotor e, principalmente, de aprendizagem acerca dos assuntos elencados na feira. Outro fator importante neste tipo de atividade foi a interação e a presença dos pais que é sempre intensa”, mencionou.

Umas das pessoas que prestigiaram a atividade foi a dona de casa Helena Amaral, mãe da aluna do 2º ano Sófia Amaral. Segundo Helena, a iniciativa foi válida porque fez com que os alunos aprendessem de um modo mais atrativo. “Achei muito bacana a proposta da escola. Durante a visita aos estandes de cada turma, percebi que os alunos estavam bem seguros sobre a temática abordada e que, realmente, tinha aprendido algo. Isso é legal e demostra que realmente absorveram conhecimentos. Parabéns para todas as pessoas envolvidas na feira”, parabenizou.

Feira de Ciências EM. São Sebastiao. Fotos Cleomir (11)A estudante Isabel Pereira, 10, aluna do 5º ano, estava na equipe que apresentou os impactos negativos causados quando não mantemos o meio ambiente limpo. Durante sua explanação, ela explicou os riscos de jogar o lixo em lugar indevido.

“É importante que as pessoas saibam que não devemos jogar lixo nas ruas, pois além de poluir, podem ir para bueiros e, consequentemente, entupi-los. Não devemos jogar nos rios porque podemos matar os peixes e também não podemos poluir o ar, pois é prejudicial para nossa saúde”, explicou Isabeu.

Durante a feira ainda houve apresentação cultural de três músicas realizadas pelos alunos que fazem parte do projeto Mais Educação da escola. Entre elas, Planeta água e tempo de ser feliz.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054