26/09/16 | 9:15
Escola municipal recebe projeto ambiental ‘Oca vai à Escola’

23-09-16- Projeto ambiental oca vai a escolaFotos Lton Santos (1)Uma série de atividades do Projeto ‘Oca vai à Escola’, voltadas ao meio ambiente foi realizada, nesta sexta feira, 23, na Escola Municipal Alfredo Linhares, localizada no Bairro São José I, zona leste da cidade. Palestras, exposições, oficinas e dinâmicas fizeram parte da programação.

O programa é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Saúde (Semsa), Limpeza Pública (Semulsp) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O projeto, iniciado este ano, acontece uma vez por mês em diferentes escolas da rede municipal de Manaus. Segundo a assessora da coordenadoria das Ocas da Semed, Luciana Oliveira, ação está na 4ª edição e tem como objetivo promover uma mudança de hábito e de pensamento nos alunos da rede em relação ao meio ambiente.

23-09-16- Projeto ambiental oca vai a escolaFotos Lton Santos (2)“O projeto pretende sensibilizar o maior número de alunos da rede municipal com informações básicas sobre preservação ambiental, descarte correto do lixo, entre outros. A ideia é  formar cidadãos com um novo jeito de pensar e de tratar o meio ambiente”, explicou.

Profissionais de Educação Ambiental da Semmas realizaram palestras sobre o perigo das queimadas e suas consequências à natureza, resido sólido, tratamento de águas e igarapés. A Semuslp levou o grupo “Garis da Alegria” para falar, de forma descontraída, sobre reaproveitar o lixo.

Para o técnico da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, o projeto ‘Oca vai à escola’, é uma boa iniciativa, porque trabalha com a instrução de crianças que estão em fase de amadurecimento, de formação de caráter.

“Sempre que somos chamados fazemos questão de vir, porque achamos interessante trabalhar a educação ambiental com crianças e adolescentes que estão na faixa etária do ensino fundamental”, disse.

Atividade

Escola municipal recebe projeto ambiental ‘Oca vai à Escola Fotos: Lton Santos.A ação envolveu 700 alunos do 6º e 9º ano do ensino fundamental. Ela começou na quadra poliesportiva da unidade e, em seguida foi direcionada as salas de aula.

Rivanio Bezerra, gestor da unidade escolar, salientou que o projeto ajuda os alunos tomarem consciência do papel que devem ter na preservação do meio ambiente.

“Como estão em processo de formação é extremamente importante promover momentos assim, para que saibam que são responsáveis pelo meio ambiente, da mesma forma que nós adultos somos”, disse.

Para o aluno do 6º ano, João Vitor, o aprendizado oferecido foi mais prático e proveitoso.  “Adorei porque aprendi me divertindo. Bom seria se aulas fossem sempre assim”, frisou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054