28/05/18 | 12:29
Escola municipal recebe aulas do Proerd

Durante três meses, 140 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Manoel Francisco Garcia, no bairro Gilberto Mestrinho, participaram do  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), oferecido para as escolas da rede municipal de ensino em parceria com a Polícia Militar. A ideia do programa é alertar aos jovens sobre os perigos do envolvimento com entorpecentes.

O encontro realizado nesta segunda-feira, 28/5, marcou a última aula do trimestre, de um total de 10. Ao todo, 84 escolas municipais participaram do programa, que começou suas atividades em 2018 em março, após as cartilhas referentes ao programa serem entregues a todas as unidades participantes.

Será realizada a formatura com os estudantes, em que receberão um certificado de participação no Proerd. Para o aluno do Kevin da Costa, 12, as instruções foram muito importantes e ele, inclusive, dividiu as informações com a família.

“Eu gostei muito das aulas porque elas foram sobre o uso de drogas e tá me ensinando os riscos de andar com certas companhias, que podem trazer muitas coisas ruins pra minha vida. Em casa, meus pais me perguntavam o que eu aprendia e eu explicava para eles como funcionava”.

Preparação dos instrutores

Mas para que os policiais pudessem dar a instrução para os estudantes, eles precisam se preparar por três meses antes de iniciar os cursos. E em 2018 ocorreu uma mudança significativa na abordagem ao tema. Anteriormente, apenas havia explicação do que eram os entorpecentes, sem que houvesse explicações aprofundadas dos danos à saúde física e social dos jovens.

O cabo Hesber Vasconcelos, responsável pelas orientações à escola, contou como essa mudança influenciou. “Antigamente se falava muito em drogas, mas não falava das consequências, como agora, isso faz com que as crianças fiquem mais interessadas e focadas. É um currículo maravilhoso constituído de dez lições. Nós usamos do lúdico ao conteúdo programático”.

Ele também acrescentou acreditar que o Proerd é um programa importante porque vai de encontro com a necessidade da juventude, principalmente os que estão em situação de maior vulnerabilidade social. Além das aulas, o programa também permite palestras nas escolas, desenvolvidas pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe) para agendar a visita.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

 Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054