31/10/18 | 16:04
Escola municipal realiza programação de Halloween com estudantes

Fantasia,  magia, brincadeiras e contação de histórias fizeram parte da programação  do Halloween Party realizado, nesta  quarta-feira, 31/10, na Escola  Municipal Padre José de Anchieta, localizada no Bairro Betânia, zona Sul.  A atividade,  desenvolvida de forma lúdica, trabalhou a cultura norte-americana, focando na festa do Halloween, mais conhecida no Brasil como Dia das Bruxas, comemorado  dia 31 de outubro.

A ação contou com a participação de 240 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dos turnos matutino e vespertino. Segundo a gestora da unidade, Meyrelane Barreiros Baia,   a programação teve a intenção de mostrar de forma pedagógica a cultura norte-americana, mostrando particularidades de uma festa que se popularizou em vários países do mundo, inclusive no Brasil.

“A atividade tem o objetivo de trabalhar a cultura norte-americana, mostrando minúcias do  dia das bruxas, como popularmente é conhecido no Brasil. Ou seja, a ideia da programação   foi mostrar  como o surgiu Halloween, como é disseminado no Brasil e a relação dessa festa com a nossa”, explicou.

A atividade faz parte das ações do Projeto English For Kids, aderido pela unidade de ensino em 2018. Atualmente, o projeto existe em 30 unidades da rede municipal de ensino, localizadas nas zonas urbana e rural da cidade de Manaus.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Kátia Florêncio Nogueira, que prestigiou a ação pedagógica na escola,  o English For Kids além  de trabalhar conteúdos sobre da Língua Inglesa, tem o objetivo de mostrar aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede a cultura norte-americana.

“O projeto traz como ação principal o ensino da Língua Inglesa para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, por meio de aulas, dinâmicas, atividades extraclasses e, além disso, tem a finalidade de inserir a cultura dos povos falantes da língua inglesa dentro do contexto de cada escola”, salientou.

Para a aluna do 4º ano, Ashley Safira Mendes, 10 anos,  o projeto é importante, porque  a ajudou a realizar um sonho.

“Eu adoro o projeto, porque além de aprender várias coisas interessantes me deu a oportunidade de realizar o sonho de aprender outra língua”, destacou.

Halloween

Halloween é um termo inspirado na expressão All Hallow’s Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica, no dia 1º de novembro. Por isso, o Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054