24/08/18 | 17:27
Escola municipal realiza Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental

Pais, alunos e professores da Escola Municipal Graziela Ribeiro, no bairro Crespo, zona Sul, participaram da 3ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da unidade, realizada nesta sexta-feira, 24/8. O evento teve como temática ‘A Ciência da minha vida – Como tudo funciona’ e envolveu aproximadamente 125 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da atividade foi de despertar nos alunos o interesse pela atividade científica e desenvolver o espírito científico, o pensamento lógico e o senso experimental dos alunos, fazendo com que eles possam trabalhar a criatividade e a capacidade inventiva e investigadora, executando projetos científicos, auxiliando, assim, na construção do conhecimento.

A programação contou com apresentações de experimentos desenvolvidos com diversos materiais, pondo em prática os conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula, e no laboratório. A professora responsável pela feira, Marílian Pinheiro, falou um pouco sobre a ideia de incentivar a iniciação científica dos alunos, valendo-se das experiências no ambiente familiar.

“Essa feira tem também objetivo de informar, sensibilizar e fomentar a discussão sobre a importância da água, saúde, ambiente e cidadania para que eles possam viver com uma boa qualidade e também de forma sustentável”, disse.

Grazilente, o repelente natural

Durante a feira, a escola lançou o “Grazilente”, repelente natural, feito a base de álcool de cereais, óleo mineral e eugenol, produzido pelos alunos, de forma caseira e com prazo de validade de dois anos.

Segundo a aluna do 9º ano, Narla Ramos, a participação nos projetos realizados pela escola torna-se uma experiência para o futuro e incentiva a continuidade do aprendizado. “Aprendemos coisas importante e podemos mostrar o trabalho que fizemos em sala de aula com a ajuda dos professores. Com certeza o que aprendemos vamos utilizar futuramente”.

 

Texto e Fotos: Patryck Vieira

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054