03/06/19 | 16:24
Escola municipal realiza 1º fase do ‘soletrando’

A Escola Municipal São José, na Compensa 2, zona Oeste de Manaus, promoveu na tarde da última sexta-feira, 31/05, ‘O soletrando’, para motivar alunos com dificuldades em relação à ortografia das palavras e significados. A atividade é uma iniciativa das Assessoras de Tecnologias na Educação, Yvana Ribeiro Costa e Evanise Lobo, da Divisão Distrital da Zona Oeste (DDZ Oeste) e foi realizada na quadra da escola.

Para início dos trabalhos, as assessoras realizaram um momento de divulgação e leitura do regulamento com os diretores das escolas envolvidas, que são as unidades São José, Carlos Gomes e Maria Rufina. Os objetivos do projeto visam desenvolver o espírito competitivo e ampliar o vocabulário dos alunos de forma que eles aprendam a grafia correta das palavras, despertem o gosto pela leitura e compreendam o significado das palavras.

Na escola, o desenvolvimento da atividade foi muito significativo e motivador. Os professores elaboraram aulas com o uso da Maleta Digital, onde os alunos acessaram por meio do tablet os livros paradidáticos: As Abelhas e as Formigas e A Borboleta Azul, que serviram de fonte para a organização das palavras para o concurso.

Após a leitura dos livros, os professores selecionaram os alunos do 4º ano com melhor desempenho na atividade para representação das turmas.

Nessa primeira fase do Soletrando, os participantes soletravam palavras escolhidas de acordo com os níveis fracos, moderado e difícil, de acordo com o regulamento. Compondo a banca de juízes estavam dois professores e a diretora da escola, Ana Cristina Abreu. Na segunda fase da competição, os estudos das palavras retiradas dos livros já citados serão intensificados.

“A atividade motivou bastante os alunos em relação à grafia correta das palavras, assim como também o significado delas,” completou a gestora.

Texto: Jéssica Salomão

Fotos: Divulgação