11/05/16 | 12:15
Escola Municipal Raimundo Botinelly faz abertura dos jogos escolares inspirado nas Olimpíadas

11-05-16-Escola Raimundo Botinelly-abertura dos jogos escolares.Foto-Lton Santos (3)O clima olímpico tem tomado conta do Brasil e na Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly, na zona Norte, não tem sido diferente. A abertura dos jogos interclasse da unidade de ensino, realizado na manhã desta quarta-feira, 11, foi inspirado nos Jogos Rio-2016. A quadra da escola foi ornamentada para fazer alusão do estádio do Maracanã, e cada uma das 16 turmas representou um país. Teve desfile das delegações, juramento dos atletas e a chegada da tocha olímpica, que foi confeccionada com material reciclável.

Integrante do Programa Transforma, do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a escola idealizou as competições com o intuito de ensinar aos alunos valores olímpicos e paralímpicos como respeito, excelência, determinação e amizade.

11-05-16-Escola Raimundo Botinelly-abertura dos jogos escolares.Foto-Lton Santos (9)De acordo com o diretor, Emerson Bastos, a atividade, segue até a próxima sexta-feira 13, e deve reunir mais de 700 estudantes.

“Esporte e educação não podem caminhar separadamente. É uma ferramenta que nos ajuda a fazer com que os alunos venham para escola e se interessem pelos estudos. Estamos em comunidade carente, logo necessitam de lazer e nós procuramos oferecer isso aos alunos e comunitários”, explicou.

Orgulho

Os alunos do 8º ano foram escolhidos para representar o Brasil. Alisson Alves, 15, foi o porta bandeira da delegação. Ele se disse lisonjeado por representar sua pátria.

11-05-16-Escola Raimundo Botinelly-abertura dos jogos escolares.Foto-Lton Santos (1)“Foi muito gratificante. Todo ano a escola faz uma competição e esse ano fomos privilegiados por conta das Olímpiadas e está sendo bem legal. Representar o Brasil foi ótimo. É a nossa nação”, afirmou o garoto que disputará a competição de futsal.

Competições

Os jogos interclasse tem três modalidades em disputa: futsal, queimada e atletismo, divididos nas categorias masculino e feminino. O primeiro dia dos jogos foi reservado para as provas de 30 metros do atletismo.

Acostumado a brincar de corrida na rua de sua casa, Igor Castro, 13, não teve dificuldades para conquistar a medalha de ouro na categoria 6º e 7º ano. Feliz pela conquista, ele confessou que a primeira coisa que fará ao chegar em casa é contar para os pais o feito obtido.

“Eu não sei nem explicar. Eu estava muito tenso e pensei em desistir, mas permaneci e consegui vencer. Eu gostei do esporte e pretendo continuar praticando. Quero logo chegar em casa e contar para o meu pai”, disse.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054