29/10/14 | 15:24
Escola municipal promove palestra sobre a importância da saúde bucal

Com objetivo de orientar alunos, pais e toda a comunidade escolar sobre a importância da saúde bucal, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Nilza dos Santos Alencar, na Compensa, zona Oeste, realizou na manhã desta quarta-feira, 29, a palestra “Sorriso na Escola”.

Em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonor de Freitas, o palestrante foi o odontólogo Paulo Roberto Santos, que destacou algumas informações essenciais sobre o tema, fez a avaliação dos alunos e a aplicação do flúor. Identificado os alunos que necessitam de mais cuidados na higiene bucal, o médico fez o encaminhamento deles para tratamento e atendimento especializado.

A ação faz parte do programa Sorriso na Escola, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Participaram da palestra os professores e cerca de 80 alunos do 1º e 2º períodos, entre 4 e 5 anos. As atividades continuam no período da tarde e até que todas as turmas da escola sejam atendidas com a palestra, orientação e aplicação de flúor.

“Há vários anos que a escola vem trabalhando com essa temática de higiene bucal, porque a gente percebe que algumas famílias não dão muita importância. Temos conscientizado os alunos, mostrando a importância da escovação”, disse a professora Marilene Reis de Araújo, que participou da palestra.

Com hábito de escovar diariamente os dentes após qualquer refeição, a aluna do 1º período matutino, Daiana Araújo Pontes, 4, ficou atenta as explicações do odontólogo e aprendeu mais sobre como cuidar de seus dentes.

“Eu escovo sempre meus dentes, em casa, na escola, quando como. Faço isso todos os dias. Aprendi com o doutor que preciso fazer isso sempre. Vou continuar com esse cuidado porque quero ter meus dentes bonitos”, disse.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 92 3632-2054