20/04/16 | 14:09
Escola Municipal Aristóles Alencar promove jogos interclasse

2004Os mais de um mil alunos da Escola Municipal Aristóteles Comandante de Alencar, no Armando Mendes, zona Leste, realizaram os jogos interclasse do colégio na manhã desta quarta-feira, 20, com direito a todo protocolo de um evento oficial, com acendimento da tocha olímpica, hino nacional e desfile das equipes.

Cada uma das 19 turmas representou um valor educacional estudado interdisciplinarmente na semana que antecedeu as competições. A atividade teve torneios de tênis de mesa, futsal e queimada e dama, em naipes masculino e feminino.

As competições, de acordo com a diretora da escola, Kelen Oliveira, serviram para ensinar princípios olímpicos como respeito, trabalho em equipe e jogo limpo aos estudantes.

“Além de agregar na aprendizagem e no desenvolvimento social do aluno, atividades com essas ensinam conteúdos de uma maneira diferente. Os alunos registraram bem conceitos como respeito, amizade e lealdade que são essências para os alunos conviverem bem em sociedade. A ideia não é jogar por jogar, mas que estejam agregadas a um objetivo. Tiramos eles de sala e estamos instaurando esses valores neles”, explicou.

20041Feliz por estar se divertindo com os colegas, o aluno Marcos Vinícius Teixeira, 11, do 6º ano, disputou partidas de tênis de mesa e foi campeão do torneio de dama. “Foi muito bom participar dos jogos. Foi divertido. A gente brinca e aprende ao mesmo tempo. Aprendi que não devemos trapacear e que devemos somente jogar de forma limpa mesmo”, disse.

Já a aluna Pauline Freitas, 11, do 6º ano, perdeu na disputada da final da queimada. Ela disse que gostaria muito de ser campeã, mas que a derrota também faz parte do jogo e que em sala de aula aprendeu vários exemplos de esportistas que perderam, mas conseguiram dar a volta por cima, em seguida.

“Com certeza, a gente tem que aprender a ganhar e a perder, pois isso faz parte do jogo. Hoje foi um dia muito divertido, eu dancei com as minhas colegas. Eu aprendi que no jogo eu não posso fazer nada sozinha, que tenho que ser unida para poder vencer”, afirmou.

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054