29/08/16 | 13:15
Escola municipal promove debate entre professores sobre resultados educacionais

Durante a manhã desta segunda-feira, 29, os 60 professores da Escola Municipal Vicente de Paula, no Japiimlândia, zona Sul, discutiram os resultados educacionais dos mais de 1,2 mil alunos de 6º ao 9º ano da unidade de ensino. A reunião teve como base o Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM) coletado e confeccionado pela Gestão Integrada da Educação (Gide).

Na ocasião, foi realizado um comparativo das notas do primeiro e segundo bimestre, por classe e disciplina, onde foi possível visualizar os avanços e retrocessos no processo de aprendizagem dos estudantes. De acordo com a diretora da escola, Maria Santana, o RADM apontou a necessidade de intervenções nas disciplinas de Matemática e Artes. Para ela, o estudo do relatório aponta o caminho a ser seguido rumo à qualificação pedagógica.

29-08-16-Escola municipal promove debate entre professores Fotos Lton Santos (1)“As informações do RADM são importantíssimas. Agora nós temos esse momento onde analisamos, avaliamos de forma geral o nosso trabalho com os alunos. Na minha visão, a Gide veio para que possamos cada vez mais melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico, porque temos que focar no aprendizado do aluno”, disse.

De acordo com a professora, com essa avaliação, os professores podem realizar um trabalho específico para aqueles alunos que apresentaram baixo rendimento. Ela também ressalta que nesse processo não apenas a escola, mas também os pais e responsáveis passam a se envolver no sistema.

Coordenadora do telecentro da escola, a professora Luana Batista acredita que uma das alternativas para avançar no aprendizado dos alunos é focar em ações voltadas para tecnologia. “Com base no que verificamos com o RADM, acredito que quanto mais se usa as tecnologias, não somente no telecentro, pode-se melhorar, chamar mais atenção dos alunos, fazê-los se concentrarem mais”, observou.

 

RADM29-08-16-Escola municipal promove debate entre professores Fotos Lton Santos (3)

 

O Relatório de Análise de Desvio de Meta é realizado bimestralmente junto às escolas para avaliar e discutir os resultados e traçar planos para a melhoria do ensino ofertado aos alunos.

“Esse momento é onde os professores conversam, interagem, compartilham e trocam suas experiências. Ao final, nós fazemos um plano onde constam soluções para os possíveis problemas encontrados. A RADM é um estudo dos resultados da escola” afirmou a assessora de gestão da Gide, Gleide Seffair.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054