26/02/15 | 15:07
Escola municipal promove ação para combater a dengue entre alunos e a comunidade

Mais de 700 alunos da Escola Municipal Poeta Mário de Miranda Quintana, na Cidade de Deus, zona Norte, participaram de uma palestra de combate a dengue, na manhã desta quinta-feira, 26, ministrada por agendes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os sintomas e forma de combate à doença estavam entre os assuntos abordados na ação.

 

De acordo com a diretora da escola, Máglicia da Silva, a informação repassada para as crianças é uma maneira eficaz de multiplicar os cuidados, uma vez que eles podem passar para os pais, parentes e vizinhos o que aprenderam.

 

“Na verdade, essa parceria com a Semsa já existe há algum tempo. Vamos fazer ações aqui na escola e depois marcaremos uma passeata pelas ruas do bairro”, destacou a diretora, lembrando que casos da doença já chegaram a afetar a frequência de alguns alunos.

 

O aluno Gustavo Nascimento, do 5º ano, é um exemplo de que ações como esta dão certo. Ele disse ter aprendido com a palestra sobre como evitar a reprodução do mosquito da dengue.

 

“Os primeiro sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, mancha no corpo e dor atrás dos olhos. Para que o mosquito não se reproduza, temos que evitar deixar a água parada, tirar a água dos pneus velhos, botar as garrafas de cabeça para baixo e trocar todo mês a água da caixa. A dengue gosta de escurinho e gosta de colocar os ovos nas paredes”, explicou.

 

Experiências

Uma mesa com microscópio e um aedes aegypti foi montada e as crianças puderam visualizar como os ovos se reproduzem até se tornarem um mosquito. Após a experiência, o pequeno Diogo da Silva, do 2º ano, disse que quer matar todos os mosquitos.

 

“Quando chegar em casa hoje vou lavar a caixa (d’agua) com a minha irmã”, prometeu.

 

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunixação

(92) 3632-2054