17/03/16 | 15:43
Escola municipal Dalvina Silva de Oliveira orienta alunos sobre futuras profissões

17-03-16-Palestra para Alunos sobre mercado de trabalho foto-Rodemarques Abreu (2)Aproximadamente 360 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dalvina Silva de Oliveira, na comunidade Parque Riachuelo, bairro Tarumã, zona Oeste, participaram da palestra “Meu futuro será”.

O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório Rio Negro da unidade escolar e buscou incentivar os alunos a iniciarem preparação para o mercado de trabalho e auxiliá-los na escolha de suas profissões. Para as palestras, foram convidados os designers Leonardo Pinheiro e Mayana Veras, o engenheiro de computação Felipe André e a especialista em Engenharia de Controle e Automação Nayana Evangelista.

17-03-16-Palestra para Alunos sobre mercado de trabalho foto-Rodemarques Abreu (3)O diretor da escola, José Francisco da Silva, afirmou que a iniciativa de trazer profissionais foi dos educadores de língua portuguesa para orientar os alunos na hora de escolher sua profissão no futuro. “Houve essa necessidade dos alunos, que sempre questionam, têm dúvidas sobre que carreira seguir. Então, trouxemos esses jovens profissionais para conversarem com eles, para informarem como conseguiram, pois todos passaram por escolas públicas”, disse.

A idealizadora do projeto, professora de língua portuguesa, Fabyenny Santana, explicou como procedeu para reunir profissionais e estudantes e passar um pouco de sua experiência aos alunos. “Surgiu a partir de uma conversa informal com os alunos dentro de sala e depois de uma redação que o tema era esse ‘Meu futuro será’. Percebi que muitos deles queriam ser médico ou advogado. Muitos não sabiam que quando forem estudar na faculdade já será a profissão que eles vão seguir. É importante que tenham contato com profissionais para tirarem suas dúvidas”, reforçou.

17-03-16-Palestra para Alunos sobre mercado de trabalho foto-Rodemarques Abreu (1)Formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Design, Leonardo Pinheiro, foi um dos palestrantes. Para ele, é importante a iniciativa da escola em convidar profissionais para ajudarem os alunos a escolherem suas futuras profissões. “É extremamente fundamental para esses alunos ter conhecimento das áreas, ao mesmo tempo, despertarem e encontrar sua verdadeira profissão. Com base em nossa experiência e posição, os alunos possam saber qual mercado de trabalho deverão seguir”, frisou.

A aluna do 8º ano Jéssica da Conceição Castro, 14, disse que após as orientações não tem mais dúvida sobre qual profissão seguirá. “Já tinha esse sonho de ser design de tecnologia, mas quando vi a palestra me interessei muito mais. Achei muito legal esse momento da escola, porque não acontece isso em outros colégios”, comentou.

A ideia do projeto é promover encontros uma vez por mês até o final do ano letivo. Já está programado palestras com profissionais das áreas de Psicologia e Assistente Social parta o mês de abril. Em maio, será a vez dos Fonoaudiólogos, Tradutores e Professores.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Rodemarques Abreu / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054