19/09/17 | 11:28
Escola Municipal Maria Aimê promove aulão preparatório para Prova Brasil

A Escola Municipal Professora Maria Aimê, no Bairro Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, promoveu, no último sábado, um aulão preparatório, voltado aos alunos do 5º ano, com o objetivo de aprimorar as habilidades de leitura, interpretação de texto e cálculos matemáticos visando o desempenho na Prova Brasil, que acontece no mês de novembro.

A meta projetada para a escola pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) é de que os alunos alcancem a nota de 6,2 no próximo Índice de Desenvolvimento Básico (Ideb), que leva em consideração, entre outros fatores, o resultado da Prova Brasil. Em 2015, a unidade já havia superado a meta de 4,6 ao atingir a nota de 5,4, nos anos iniciais.

Antes do aulão, os alunos participaram de um café da manhã, seguido de palestras motivacionais, em que foram abordados temas como autoestima, profissões, metas e sonhos. Após esse momento, teve início a programação de estudos, utilizando recursos como data show e dinâmicas de grupo.

A pedagoga da unidade educacional, Araciane Almeida, conta que essa experiência superou as expectativas, já que participaram mais alunos do que o imaginado, e que, apesar de os conteúdos já serem trabalhados diariamente dentro da sala de aula, esse tipo de aula é diferente porque trazem uma nova visão sobre os assuntos, além de contar com a participação de com professores diferentes.

“Foi um dia diferente. Apesar de já trabalharmos com os descritores diariamente nos cadernos dos alunos, hoje eles puderam conversar com pessoas de fora que passaram outra visão sobre essas questões. Eu acredito que as turmas estejam bastante preparadas para a Prova Brasil”.

O aluno do 5º ano A, Adrian Gabriel Freitas, concorda com a pedagoga. Ele aproveitou o aulão esclarecer assuntos que ainda não tinha fixado. “A gente aprendeu bastante. Eu tinha algumas dúvidas e consegui tirar com os professores de português e matemática. Foi muito legal todo mundo junto, a gente aprendendo, a interação, a metodologia. Estou me sentindo mais preparado agora”, conclui.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ Escola

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054