25/11/15 | 17:08
Escola Municipal Marechal Cândido Rondon realiza encerramento da Semana da Consciência

Digital CameraCom tema “Tire seu racismo do caminho que eu vou passar com minha cor”, a Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste, realizou no último dia 19 de novembro, o encerramento da Semana da Consciência Negra. As atividades pedagógicas reuniram cerca de 315 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores, pais, responsáveis e funcionários da escola.

A professora e pedagoga Isana Machado, que substituiu a gestora que encontrava-se de férias, disse que o evento foi muito proveitoso, principalmente, pela mensagem absorvida por alunos e pais nas diversas atividades realizadas sobre a temática.

“Durante todo o mês de novembro, os alunos da nossa escola estudaram em sala de aula a importância da etnia negra na construção do Brasil. Como foi a chegada deles ao país, o quanto sofreram como escravos e os que têm conseguido se destacar na sociedade. É de grande importância para a comunidade escolar, pois ao pesquisarem eles aprendem sobre como surgiu o Dia da Consciência Negra”, explicou a educadora, que também assessora a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Digital CameraSegundo aluna do 7º ano Josiane Muniz Nogueira, 13, que participou ativamente do evento, a temática é uma forma de alertar sobre os vários preconceitos existentes sobre o negro, mas que na escola é combatido com muita responsabilidade.

“Eu achei muito legal a atividade, onde todos participaram, com peças, danças e esclareceram mais sobre a consciência negra. Aprendi muita coisa sobre o tema. Temos cores diferentes, mais somos todos iguais. Pessoas racistas não têm importância. Mas aqui na Escola Cândido Rondon, não temos esse problema. E o racismo não é bom. O bom é ser feliz uns com os outros”, justificou.

Programação

Durante o encerramento das atividades, foi realizado a oficina de turbante, com cabelo beleza negra e desfile das alunas e professoras. Alunos do 6º ano cantaram uma músicas africana usando copos, além da culinária afro, com os ingredientes do preparo do vatapá, dramatização, dança africana, painéis som símbolos, exposição de cartazes, entre outras atrações culturais.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Escola Municipal Marechal Cândido Rondon

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054