22/05/19 | 17:12
Escola Municipal Madalena Côrrea realiza atividades com o programa ‘Scratch Day’

Os alunos da Escola Municipal Maria Madalena Correa, localizada no bairro Vila da Prata, zona Oeste de Manaus, tiveram uma aula diferente na tarde desta terça-feira, 22/05, com o programa ‘Scratch Day’. Estudantes do 4º ano do ensino fundamental da unidade receberam noções básicas de linguagem de programação.

O Scratch ensina aspectos de  Linguagem gráfica de programação que possibilita a criação de histórias animadas e interativas, além de jogos, simulações e músicas. O software é  voltado a adolescentes e crianças a partir de 8 anos de idade,  interessados em aprender conceitos matemáticos e computacionais de maneira lúdica e divertida, com fácil acessibilidade.

O evento ocorreu na sala do telecentro da unidade e reuniu alunos do projeto do Clube de Linguagem, Programação e Robótica Pró-Curumim. Segundo a professora coordenadora do Telecentro, Cecília Marinho, que estava à frente da ação, o  Scratch Day ajuda a estimular fatores importantes para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

“Esse contato com a linguagem de programação ajuda a estimular nas crianças, por exemplo,  o raciocínio lógico, a criatividade, concentração e oferece os primeiros passos para  programar de forma lúdica. Ele  permite ainda a  construção de animações, numa abordagem interdisciplinar, para montar projetos específicos e permitir que  os alunos aprendam de forma criativa e saborosa”, explicou Cecília.

Na escola Maria Madalena Correa os alunos montaram um cenário, uma história,  baseada em comandos que existem no  Scratch Day. Além disso, os estudantes participaram de uma rodada de cinco desafios, realizados sem ajuda de qualquer material ou suporte de colega ou de  professor.

A aluna Geovana  Nascimento,9, participou da ação e disse que o Scratch Day pode ser visto como meio bem interessante de aprender a programar.

“O programa é bem interessante porque a gente pode fazer várias coisas legais. Podemos fazer jogos, montar histórias do jeito que a gente quiser, é bem legal”, frisou.

Programação
A programação vai de maio até outubro em 32 unidades de ensino da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e beneficiará 3,2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Segundo a assessora de tecnologia da DDZ Oeste, Evanise Lobo,  Scratch Day  se trata de um evento em cadeia,  porque acontece em várias partes do mundo. Ela frisou ainda que as  unidades de ensino da DDZ Oeste  que quiserem aderir à atividade que estimula a aprendizagem de programação devem fazer a inscrição  pelo  site https://day.scratch.mit.edu/

“Para se inscrever basta acessar o site, selecionar o professor regente da turma e os alunos para participar. Deve se colocado também  o período e data que vai acontecer Scratch Day na escola”, explicou, acrescentando que o software  faz um link com a proposta curricular do 1º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Manaus.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054