04/10/19 | 19:00
Escola Municipal Leonardo da Vinci inaugura biblioteca escolar

A Secretária Municipal de Educação (Semed-Manaus) entregou na tarde desta sexta-feira, 4/10, a Biblioteca Escolar Tenório Telles, da Escola Municipal Leonardo da Vinci, localizada no bairro Nova Esperança, zona Centro-Oeste Manaus. Com o novo espaço, agora a rede municipal de ensino conta com um total de   200 bibliotecas escolares em pleno funcionamento.

Segundo a coordenadora técnica das bibliotecas escolares da Semed, Loana Portela, o espaço oportuniza o desenvolvimento integral dos alunos porque funciona como um suporte de aprendizagem. “A biblioteca escolar contribui no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem dos alunos, tendo como um dos objetivos primordiais desenvolver e promover a leitura e a informação, contribuindo para que se torne um cidadão crítico. Este espaço deve trabalhar em consonância com o pedagogo”, explicou.

A biblioteca da Escola Leonardo da Vinci atenderá os 540 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e contará com um acervo de mais de 2.700 livros da literatura infantil, amazonense, brasileira, bem como exemplares de suportes pedagógicos, paradidáticos, enciclopédias, interdisciplinares, dicionários e das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Antes do espaço, a escola realizava o trabalho de incentivo à leitura e o contato de obras de escritores importantes da literatura  de modo geral  em uma sala de leitura, em um lugar adaptado,  criado para  atender da melhor forma possível  o quantitativo de alunos da unidade.

Por esse motivo, segundo a gestora Lidiane Brito, a escola recebe a biblioteca com muita alegria. “Com a biblioteca teremos um espaço mais receptivo, mais organizado e mais alegre para atender a comunidade e todos os nossos alunos. Com isso, os professores também poderão diversificar as metodologias de ensino em sala de aula. Então, essa inauguração é um momento de muita alegria para escola”, frisou.

Escolha
O nome do patrono foi escolhido de forma democrática pelos próprios alunos, por meio de uma votação realizada com simulador de urna eletrônica no dia 3 de setembro. A intenção, de acordo com a direção da escola, foi dar mais confiabilidade ao processo de escolha do nome da biblioteca.

Tenório Telles
Tenório Telles, natural da cidade de Anori, localizada ao  Oeste da capital amazonense, é professor, poeta, ensaísta, dramaturgo e crítico literário. O patrono é membro da Academia Amazonense de Leras, conhecido não apenas no Amazonas, mas em todo o País com obras que abordam a literatura brasileira e regional em variados contextos linguísticos. Entre as obras marcantes do escritor estão: a Antologia do Conto do Amazonas, publicado em 2010 pela editora Valer e  Edifício Marquês de Sade, publicado em 2014 também pela editora Valer.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054