17/02/20 | 15:43
Escola Municipal José Sobreira do Nascimento realiza a Caravana na Floresta com os Amigos da Cultura, Educação e Cidadania

Alunos da Educação Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (Eja), da Escola Municipal José Sobreira do Nascimento, localizada na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, zona Ribeirinha de Manaus, participaram da programação da 1ª Caravana na Floresta com os amigos da Cultura, Educação e Cidadania, no último sábado (15/2). O evento foi realizado no refeitório da unidade de ensino e contou com a presença da gestora, pedagogo, professores, pais de alunos e funcionários.

O objetivo foi debater sobre o carnaval, além de promover o encontro da comunidade escolar com escritores e convidados especiais para a divulgação da importância do ato de ler, divulgação dos livros dos escritores e apresentação do cantor paraense Axon Moreira com músicas educativas, no ritmo do carimbó e do carnaval. O evento contou ainda com a presença de Plínio Silva, apresentador cientista do INPA no Programa Alô! Alô Plínio.

A programação foi marcada por um concurso de máscaras, fantasias, exposição de cartazes sobre o carnaval, encontro com os escritores amazonenses, convidados especiais, baile de carnaval com a escolha do bloco e professor mais animado, entre outras atrações.

Para diretora da escola, Maria Ozenilda de Lima, a programação teve um valor artístico e cultural para todos que prestigiaram.

“Foi muito interessante porque envolveu todos os alunos da nossa escola, desde a Educação Infantil até ao 9º ano. O maior objetivo foi atingido, que era envolver nossos alunos na questão da oralidade, da integralidade, além de mostrar para eles um pouco da cultura não somente do nosso Estado, mas do nosso País”, completou.

O coordenador do Telecentro escolar, Paulo Gravata, disse que o evento faz parte das atividades do calendário escolar de 2020, tendo como principal foco o carnaval, onde foram reunidos escritores amazonenses, um pernambucano, um cantor paraense e convidados especiais.

“O evento contribuiu para debatermos sobre a importância do carnaval na história, a divulgação das artes e a geração de emprego. O encontro foi uma oportunidade de oferecer para comunidade escolar, um dia especial com profissionais das diversas artes, como escritores, músicos, professores e youtuber. Todos falaram do trabalho que desenvolvem e da importância do estudo e da leitura”, concluiu.

O aluno do 8º ano, Thiago Reis da Silva, 13, ficou empolgado com toda programação. “O evento que aconteceu aqui no sábado foi muito bom, porque veio gente de Manaus e de outros estados visitar nossa escola. Nós estamos sendo privilegiados com esse momento que tivemos. Foi muito bom ter essas pessoas importantes prestigiando nossa escola”, disse.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054