02/09/15 | 16:15
Escola Municipal José Marques realizada desfile cívico

IMG_0004Não importa onde for, na primeira semana de setembro, as escolas do Brasil se veste de verde e amarelo para celebrarem a independência do país, comemorada no dia 7. Na manhã desta quarta-feira, 2, a Escola Municipal José Marques de Almeida não fugiu a regra. Localizada no ramal do Acará, na rodovia AM-010, mais de 100 alunos foram até a pista principal para participarem do desfile cívico.

Com faixas e cartazes conclamando a paz no Brasil, o fim da corrupção e o acesso ao aprendizado, os estudantes marcharam chamando a atenção da comunidade. O desfile foi acompanhado pela fanfarra do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João Braga, que deu o tom da passeata.

De acordo com o diretor da unidade de ensino, Juarez Evangelista, os alunos esperam ansiosos por essa data. Ele acredita que não importa o quão longe do centro urbano da cidade a escola possa estar, o essencial é incentivar o patriotismo nas crianças.

IMG_0009“Essa é uma prátia nossa. Não importa a distância, o local, o que importa é a concretização dos trabalhos pedagógicos e esse momento de cidadania junto com a comunidade. Falamos sobre o direito de aprender, da cultura da paz, isso junto com a comunidade”, afirmou.

A aluna Bárbara Nicole Aguiar, 13, do 5º ano, levou o estandarte da escola no desfile. Para ela, esse momento é a oportunidade que os alunos têm de demonstrar seu amor ao Brasil.

“Eu gosto muito de ser porta estandarte. Eu tenho muito orgulho de ser brasileira. O Brasil é meu país e faço isso (desfilar) com muito amor. Eu adoro morar aqui”, contou.

IMG_0035Honra

Estudante do CETI João Braga, Patrícia Gonçalves, 16, foi quem carregou a bandeira do Brasil durante o desfile cívico e falou sobre essa responsabilidade.

“É uma responsabilidade e tanto, não acha? Eu também sou responsável por conduzir a banda, então a responsabilidade aumenta. É a bandeira do nosso país, não é qualquer coisa. Fico muito feliz toda vez que participo de um desfile. Já estamos ensaiando para o desfile no sambódromo”, disse.

Texto: Thiago Botelho
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054