19/04/16 | 8:37
Escola Municipal José Augusto promove gincana de matemática para alunos do 5º ano

20160418_145932Uma aula diferente. Este foi o meio pedagógico utilizado, na tarde desta segunda-feira, 18, pelos professores da Escola Municipal José Augusto Roque da Silva, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. A atividade extracurricular tratou-se da gincana “Passa ou Repassa de Matemática”, que envolveu mais de 100 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, do período vespertino, da unidade escolar.

De acordo com uma das organizadoras da gincana, a professora Elizabeth Duarte,  a atividade foi iniciada há uma semana em sala de aula, envolvendo conteúdos e os descritores de matemática. Ainda segundo a docente, o principal objetivo do momento foi mostrar aos alunos que a disciplina pode ser ensinada de uma forma prazerosa e interessante.

SAM_4976“A ideia de hoje foi ensinar matemática de uma forma diferenciada, por meio da brincadeira e de forma lúdica e, com isso, melhorar a qualidade do ensino nos anos iniciais do ensino fundamental e, consequentemente, os índices de aprendizagem dos alunos do 5º ano nesta disciplina”, destacou.

Durante a gincana, os alunos resolveram problemas das quatro operações matemáticas: adição; soma; divisão; e multiplicação;  reconheceram sistemas monetários e identificaram informações apresentadas em tabelas e em gráficos de colunas.

Um dos alunos que participou da atividade foi do 5º C, Lázaro Cordeiro, 10 anos. De acordo com o estudante, a gincana o ajudou a compreender certos conteúdos de matemática. “Gostei muito da gincana. Nela, passei a entender melhor como resolver expressão numérica e problemas matemáticos envolvendo divisão”, relatou.

A atividade aconteceu na parte do refeitório da unidade e dentre os critérios avaliados estavam torcida organizada e o comprometimento de cada sala de aula.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Divulgação Escola Municipal José Augusto

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054