08/08/19 | 13:25
Escola Municipal Izabel Angarita realiza 2ª edição do Scratch Day

Com a participação de 200 alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Izabel Angarita, conjunto Atílio Andreazza, bairro Japiim, zona Sul de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 8/8, o 2º Circuito Scratch Day de 2019. O recurso tecnológico é um aplicativo que leva aos alunos uma linguagem de programação de forma mais lúdica e de fácil compreensão.

A unidade de ensino que pertence a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já percorreu 15 escolas com a realização do evento, no total de 20 que utilizam o Scratch Day, que possuem sala do Telecentro. O evento atende aproximadamente 4 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

O Objetivo é levar ao conhecimento da comunidade escolar a linguagem de programação e mostrar que todos podem programar, criar e aprender de uma maneira leve. A escola dividiu os alunos em quatro turmas para realizar as atividades. No final, foram premiadas com brindes as três melhores animações de cada turma, de acordo com as regras da coordenação da escola.

A assessora de tecnologia da DDZ Sul, Elzinai Monteiro, disse que observou o trabalho realizado pelos alunos nas atividades. Para ela, isso vai ajudar muito mais na leitura e escrita, além de abrir a mente para um mundo diferente.

“O trabalho na escola veio de uma forma bem didática, houve as regras durante todo processo, os alunos tiveram contato com o Scratch Day, onde puderam fazer produção de textos e criar as falas. Houve uma competição, em que puderam criar suas histórias, diálogos e cenários colando animações diferenciadas de cada trabalho”, comentou.

O formador da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Filipe Misturini, explicou que as atividades realizadas com uso do aplicativo são acompanhadas pela gerência, pois a escola faz parte do Projeto do Clube de Linguagem e Programação e Robótica (Procurumim).

“No Brasil, Manaus é uma das cidades que mais atua no incentivo a celebração do Scratch Day. Estamos acompanhando o projeto, as crianças mexendo no programa e é muito bom a gente perceber que este programa está dando muito certo”, citou.

Desde quando começou a usar o software na sala do Telecentro, a aluna do 5º ano, Isabelle Ferreira Pizano, 10, mudou a maneira de pensar.

“Eu aprendi a trabalhar em grupo, a lógica de programação ajudou o meu português a melhorar muito, além da minha criatividade. Criei minha própria história, que se baseia numa série. Tinha muita dificuldade no trabalho em grupo, mas agora a gente é mais organizada em sala de aula”, contou.

2ª Edição do Circuito nas escolas da DDZ Sul:

EM Thomás Meireles

EM Ana Mota Braga

EM Padre Sebastião Puga

EM Waldir Garcia

EM Hahnemann Bacelar

EM de Educação Especial André Vidal de Araújo

EM Irmã Dulce

EM Sérgio Alfredo Figueiredo

A programação para Julho e Agosto são:

EM Joaquim da Silva Pinto – 22/07 (matutino e vespertino)

EM Sagrado Coração de Jesus – 29/07 (14h)

EM Tereza Rosa Aguiar Abtibol – 30/07 (14h)

EM José Tavares de Macedo – 31/07 (8h)

EM Graziela Ribeiro – 01/08 (8h)

EM João Valente – 02/08 (matutino e vespertino)

EM Izabel Angarita – 08/08 (8h)

EM Paulo Graça – 16/08 (8h)

EM Vicente de Paula – 21/08 (8h)

EM Villa Lobos – 23/08 (8h)

EM Amine Daou – 30/08 (8h)

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054