20/08/15 | 9:34
Escola Municipal Ignês de Vasconcelos discute temas voltados ao meio ambiente em feira de ciências

Feira de Ciências. EM. Ignes de Vasconcelos. Fotos Cleomir (23)As hidrelétricas são definidas como um conjunto de obras e equipamentos que tem a finalidade de produzir energia elétrica, por meio de um rio com grande potencial hídrico. Energia renovável advém de recursos naturais, como sol, vento, chuva e marés. Estes e outros assuntos voltados ao meio ambiente foram abordados na tarde desta quarta-feira, 19, na Feira de Ciências realizada pela Escola Municipal Ignês de Vasconcelos Dias, localizada na Comunidade Bairro Novo, no Jorge Teixeira, zona leste. A atividade aconteceu em três salas de aula e envolveu diretamente 25 alunos das seis turmas do 4º ano do Ensino Fundamental.

Feira de Ciências. EM. Ignes de Vasconcelos. Fotos Cleomir (10)O tema central abordado durante a atividade foi “Economizar no Presente Para Preservar no Futuro”. Dentro da temática os alunos apresentaram os tipos de energia renovável, suas vantagens, desvantagens e benefícios; petróleo e gás, demostrando onde ambos são encontrados, a forma de prospecção, com são transportados para as refinarias e como e onde podem ser usados.

Outro assunto elencado na atividade foi a hidrelétrica. Neste assunto os alunos explicaram a sua importância para o meio ambiente, seu funcionamento e como é produzido energia por meio dela.

Feira de Ciências. EM. Ignes de Vasconcelos. Fotos Cleomir (13)Para a aluna Evelly Cristina, do 4º D, que pesquisou sobre as hidrelétricas, a feira foi um meio de conhecer a respeito do assunto, que até então era desconhecido. “A feira de ciências contribui muito para meu aprendizado. Confesso que antes não tinha muito conhecimento a respeito das hidrelétricas. A partir da feira isso mudou”, ressaltou.

A turma do 4º E explicou que gás natural, assim como o petróleo, pode ser encontrado em rochas porosas do subsolo, em conjunto com o energético líquido (gás associado) ou isoladamente. Para a aluna Gabriela de Souza, a feira contribui para sua formação cidadã. “Com as pesquisas que fiz entendi que todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente e, também, que cada um de nós tem que fazer sua parte, se conscientizar e mudar de atitude”, mencionou.

Feira de Ciências. EM. Ignes de Vasconcelos. Fotos Cleomir (19)De acordo com gestor da unidade, Marcos da Rocha Braga, estes tipos de atividades contribuem no desenvolvimento do aprendizado e na prática cidadã dos alunos.

“Estes tipos de atividades incentivam os alunos a pesquisar e se interessar pela ciência. Além disso, ajuda a desenvolver a cidadania, porque geralmente são trabalhados temas que envolvem o meio ambiente e geradores de discussão de assuntos pertinentes a sociedade como um todo. Ela também faz com que o aluno aprenda de forma diferenciada e não catedrática, como é passado muitas vezes. Portanto, acho que são muito significativas e relevantes”, disse o gestor.

A atividade contou com a participação de todos os alunos. Os que não apresentaram, ajudaram na confecção de cartazes, maquetes, paneis, além da produção de um relatório, mencionando os acontecimentos ocorridos durante a preparação até a realização da feira.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054