02/09/14 | 15:46
Escola Municipal Francisco Nunes realiza desfile cívico com tema ‘Eu te amo meu Brasil’

Com mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Escola Municipal Francisco Nunes, localizada na comunidade Bela Vista, bairro Puraquequara, zona Leste, realizou o desfile cívico com a temática ‘Eu te amo meu Brasil’.

 

A solenidade cívica foi realizada na manhã desta terça-feira, 2, pelas principais ruas da comunidade, e contou com a presença dos professores, pais, responsáveis, convidados e moradores.

 

Uma comissão formada por 37 professores escolheram o tema do desfile. Durante 15 dias, os alunos puderam aprender sobre a questão da cidadania, as responsabilidades, os cuidados, a valorização e a importância da pessoa dentro da sociedade.

 

No desfile, cada turma ficou responsável por levar cartazes com mensagens de alerta e do trabalho da escola, como alfabetização e letramento, jogos adaptados, cidadania, preservação ambiental, violência contra a criança, Programa de Aceleração da Aprendizagem (PAA) voando para o sucesso, entre outras mensagens.

 

“O tema foi muito pertinente, devido à questão de valorizar o País onde moramos. O desfile socializou os três turnos da escola, em que todos se mobilizaram, sem exceção e diante da comunidade mostramos que devemos valorizar nosso País”, completou o diretor da escola, Antônio Jorge Tavares Lopes.

 

A professora de educação especial, Cícera Carneiro, disse que o desfile foi apenas um momento de todo um trabalho, que é realizado com os alunos sobre a importância da cidadania como um todo.

 

“Os alunos de acordo com o tema, aprenderam o respeito uns com os outros. Todas as modalidades de ensino da escola aprenderam sobre o tema em geral, seja do nosso Amazonas e do nosso Brasil.”, explicou.

 

A aluna do 4º ano do matutino, Ingrid Vitória, 9, participou do desfile no pelotão central. Ela disse que foi emocionante poder passar pelas ruas, já que todos da comunidade puderam acompanhá-la, junto com outros colegas da escola.

 

“Gostei muito do desfile, muito mesmo. Acho que não vou esquecer mais desse momento. Aprendi muita coisa boa sobre a cidadania e como devemos ser útil ao nosso País”, completou.

 

O desfile contou com a participação especial da fanfarra da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, bairro Colônia Antônio Aleixo, do grupo de escoteiros “Desbravadores” da comunidade Bela Vista e do Centro de Capacitação Rural (Cetru).

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga

FOTOS: Divulgação/escola