19/04/18 | 13:49
Escola Municipal Francisca Campos realiza programação em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas

Em comemoração ao Dia do Índio, a Escola Municipal Francisca Campos Correa, no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 19/4, o evento ‘Reconhecimento da Cultura Indígena’. A programação contou com a presença de alunos, pais, responsáveis, funcionários e educadores.

Aproximadamente 77% dos alunos da escola são indígenas, das etnias Tikuna, Kokama, Mura, Satere e Miranha, residentes em uma tribo indígena nas proximidades da unidade de ensino.

Durante a programação, os participantes assistiram um vídeo em homenagem aos índios do Estado do Amazonas, além de uma apresentação de dança embalada pela emblemática toada “Lamento de Raça”, homenagem da comunidade Anaconda com dança indígena, entre outras atrações.

De acordo com a diretora da escola, Nádia Gusmão, por conta do grande número de alunos indígenas, a atividade foi idealizada, sendo uma forma de homenageá-los pela data e de chamar atenção para a causa indígena. Ela também falou sobre a importância dessas pessoas estarem inseridas na rede regular de ensino municipal.

“Estamos oferecendo um ensino de qualidade, para que esses povos indígenas estejam inseridos socialmente”, explicou.

O professor voluntário na comunidade Paxiubal, Silvanio Ribeiro Brandão, 33, da etnia Kokama, pai do aluno do 5º ano, Silvaney Pereira Chiara, 10 e da aluna do 2º ano, Chiara Pereira Brandão, 7, fez questão de participar da programação.

“Receber essa educação é muito importante, querendo ou não temos que falar a língua portuguesa. É o nosso meio de comunicação, sendo importante pela língua e aprendizado diferenciado”, comemorou.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Claudineide do Carmo Pereira, 21, da etnia Tikuna, falou sobre a oportunidade de frequentar uma escola regular. “Meu sonho é fazer uma faculdade de técnica de enfermagem e poder trabalhar junto do meu povo”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054