27/04/17 | 9:26
Escola municipal faz um resgate histórico na comemoração de 20 anos de existência
RRA_2198Equipe pedagógica, administrativos e alunos da Escola Municipal Dom Milton Corrêa Pereira, localizada no Bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus, comemoraram os 20 anos da unidade de ensino, na tarde desta quarta-feira, 26/4. Na oportunidade, foi inaugurada a galeria de gestores que expõe a fotografia dos últimos sete gestores que passaram pela escola.
Durante a atividade, a secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, salientou que a comemoração foi emocionante e teve o objetivo de manter viva a história da escola. De acordo com ela, é um momento especial em que alunos e profissionais da unidade de ensino reconhecem a importância da escola para a melhoria da comunidade.
“Estes momentos no chão das escolas é que de fato fazem a diferença para quem é gestor público, para quem faz uma  gestão publica de verdade, porque o  gestor não é aquele que está somente atrás de gabinete, por isso sempre vamos às escolas”, frisou.
RRA_2145A secretária  também agradeceu  o convite e parabenizou a unidade pelo trabalho que desenvolve no Bairro Monte das Oliveiras.
“Eu me sinto muito honrada por poder testemunhar e participar deste momento. Em nome da Secretaria Municipal de Educação e do Prefeito Arthur  cumprimento todos que atuam na unidade por manter viva a memória de uma escola que é tão importante na zona norte”, salientou.
De acordo com a gestora da escola, Lucicleia Duarte, há muito a ser comemorado pela escola, por este motivo a solenidade é tão importante.
“Não podíamos  deixar esta data passar em branco, porque  a escola é uma referência no bairro e tem vários motivos para comemorar. Como a melhoria na Avaliação de Desempenho  do Estudante (ADE), a nível de Divisão Distrital Zonal (DDZ); a conquista de parcerias, o aumento da participação de pais em atividades  e,  sobretudo,  a obtenção  de 5,5 de nota no último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, explicou.
Histórico 
RRA_2104A unidade começou suas atividades no ano de 1993 em outro prédio, no entorno do Bairro Monte das Oliveiras. Em 1995, tornou-se anexo da Escola Municipal Carmem Guimarães Hagge, situada no Bairro Terra Nova, zona Norte.  Em 23 de abril  de 1997, com o ato de criação,  tornou-se Escola Municipal Dom Milton Corrêa Pereira. O patrono da escola é o Bispo Dom Milton Corrêa, empossado  Arcebispo de Manaus em 25 de abril e falecido em 23 de maio 1984.
Profissionais 
Durante os 20 anos de existência efetiva da unidade,  passaram diversos professores, pedagogos e profissionais na escola. Alguns deles têm mais de dez anos que atuam nela e  outros que estão desde  quando a  unidade  funcionava em residências e não pertencia a rede municipal de ensino. Um deles é Gilmar Ferreira Miranda, professor de 1º ao 5º ano, que está na unidade há 20 anos.
RRA_2072“Hoje, olhando a minha trajetória, todas as dificuldades, obstáculos e conquistas  fico muito feliz por fazer parte desta história,  por estar hoje, por todos amigos que conquistei aqui e por todos os momentos felizes que tive . Enfim, hoje é um dia de alegria e de recordações inesquecíveis”.
Atualmente,  a escola atende 980 alunos nos turnos matutino e vespertino. O quadro funcional é completo de 46 profissionais, sendo 32 professores, agentes de serviços gerais  e administrativos. A estrutura física é composta por biblioteca, refeitório, 15 salas de aula, secretaria, sala de professores e diretoria.
Texto: Emerson Felipe
Fotos: Lton Santos/ Semed
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054