07/08/15 | 9:55
Escola Municipal Emanuel Rebelo avança nos rendimentos, aponta RADM do 2º bimestre

Cobertura RADM na EM. Emanuel Ribeiro. Fotos Cleomir (1)O corpo docente da Escola Municipal Emanuel Rebelo da Cunha, localizada no quilômetro 10 do ramal do brasileirinho, bairro Puraquequara, zona rural de Manaus, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 6, para traçar metas e estratégias para melhorar a qualidade de ensino na unidade escolar. Durante a reunião, os educadores, juntamente com os assessores pedagógicos e da Gestão Integrada da Escola Avançada (GIDE), da Divisão Distrital Zonal Rural, avaliaram o Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM), referente ao 2º bimestre.

O intuito do RADM é avaliar se os alunos do 5º, 7º e 9º anos obtiveram os 70% de aproveitamento das avaliações internas aplicadas nas escolas e conhecer o desempenho de 75% dos estudantes do 3º ano na Prova Brasil e na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

Cobertura RADM na EM. Emanuel Ribeiro. Fotos Cleomir (8)No encontro foi apresentado os resultados do rendimento das avaliações internas e externas. Nas avaliações internas foi apresentado que os alunos do 7º ano tiveram uma aprovação de 95% na disciplina de língua portuguesa e que os alunos do 6º ano obtiveram 94% na disciplina de matemática.

Além disso, foi demostrado um balanço geral dos resultados alcançados na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE), que acontece em toda rede municipal, a cada bimestre. A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) é feita aos moldes da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos da rede para avaliações externas.

Na análise do relatório foi constatado que os alunos que fizeram a ADE no segundo bimestre, alcançaram 50.66% e, com isso, tiveram uma melhoria de quase 19%. Na mesma avaliação foi apresentado que os alunos do 3º ano conseguiram 75% de acertos e os do 7º ano 100%.

Cobertura RADM na EM. Emanuel Ribeiro. Fotos Cleomir (4)Segundo o assessor da Gestão Integrada da Escola Avançada (GIDE) da DDZ Rural, Adenirio Portilho, os avanços e resultados positivos aconteceram graças ao esforço de todo corpo docente da escola.

“Estes avanços se deram graças a um planejamento, ações integradas, que envolvem desde os educadores até os servidores que trabalham na secretaria e no administrativo. Enfim, todas as pessoas que estão envolvidas no processo de ensino aprendizagem desta escola”, enfatizou.

De acordo com o gestor da unidade, Sérgio Henrique da Costa, o RADM que é coordenado pela Semed, por meio da orientação de assessores da Gide de cada DDZ da secretaria, é relevante porque ajuda a escola a desenvolver suas ações e alcançar suas metas pretendidas.

“Toda esta experiência que é trazida por especialistas da Gide é muito relevante, porque nos dá um direcionamento, nos ajuda a elaborar planos de ações, estratégias e, principalmente, nos ajuda a definir metas e caminhos para avançarmos tanto em qualidade de ensino quanto em rendimento”, afirmou o gestor.

A professora de língua portuguesa, Edilene Barbosa, destacou que a partir do RADM é possível rever o trabalho pedagógico realizado pela escola.
“É muito positivo porque a partir dele, nós, educadores, podemos rever a nossa prática pedagógica, verificar se as nossas metas estipuladas estão sendo alcançadas e senão o que precisamos fazer para alcançá-las”, observou Edilene.

Entre as ações realizadas para elevar ainda mais os resultados da unidade no segundo bimestre estão mini-palestras com professores da unidade e palestras voltadas aos pais e responsáveis dos alunos, destacando o tema “Família e Educação”, elencado a importância da família na melhoria da performance escolar dos alunos.


TEXTO: Emerson Felipe

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

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