17/08/15 | 14:13
Escola Municipal Eliana Pacheco trabalha com a temática “luz” em feira de ciências tecnológica

Feira de Ciências EM.  Prof.Eliana Pacheco. Fotos Cleomir (4)Oitenta alunos da Escola Municipal Profª Eliana Socorro Pacheco Braga apresentaram formas e meios de obter energia, nesta sexta feira, 14, durante a sua feira de ciências tecnológica. A atividade que teve como tema central “Luz” aconteceu em cinco salas de aula e envolveu todo o corpo docente da unidade escolar. A atividade contou com auxílio de recursos tecnológicos como data show, computadores e TV’s, além de painéis, maquetes e cartazes. A escola está localizada na comunidade Santa Inês, bairro Jorge Teixeira, zona Leste cidade.

A temática foi dividida em cinco subtemas. Os alunos da Educação Infantil explicaram os tipos de fonte de energia, destacando o processo de fotossíntese, de vida das plantas e do ciclo da água. A turma do 2º ano explicou que a energia é de extrema relevância aos lares e na sociedade hoje em dia e demostrou meios acessíveis de consegui-la.

Feira de Ciências EM.  Prof.Eliana Pacheco. Fotos Cleomir (10)A aluna do 2º período Geovanna Araújo, que explicou o processo de fotossíntese, demostrou que as pesquisas realizadas acerca do tema contribuíram para que absorvesse conhecimento. “Durante a fotossíntese, a planta absorve o gás carbônico e libera o oxigênio, purificando o ar e tornando-o respirável”, explicou Geovanna.

Já os alunos do 3º ano apresentaram a ‘belle époque’ de Manaus, ressaltando, principalmente, a chegada da eletricidade em Manaus. O início da iluminação pública na cidade e a influência que a energia teve, juntamente, com o ciclo da borracha no crescimento financeiro da capital amazonense. A turma do 4º ano explicou sobre o processo da quimioluminescência, que consiste na produção de luz a partir de uma reação química.

Feira de Ciências EM.  Prof.Eliana Pacheco. Fotos Cleomir (17)A turma do 5º ano trabalhou com o subtema “Energia Solar como fonte de energia sustentável”. No decorrer das abordagens, os alunos mencionaram os tipos de energia renováveis, destacando a solar. Destacaram um pouco sobre o físico francês Alexandre Becquerel, por ser o idealizador da luz solar e as vantagens e desvantagens do seu uso. De acordo com Samara da Silva, 10 anos, estudante do 5º ano, com a atividade foi possível aumentar seu grau de conhecimento a respeito dos assuntos destacados.

“Eu adorei a feira. Ela me trouxe muito conhecimento. Um deles é que a energia solar é uma fonte de energia renovável que não gera poluentes para o meio ambiente”, disse a aluna.

Feira de Ciências EM.  Prof.Eliana Pacheco. Fotos Cleomir (20)Os alunos foram orientados e monitorados pelos seus respectivos professores. Cada educador teve a missão de preparar a temática que ia ser explorada, por meio de pesquisas, trabalhos em sala de aula e o acompanhamento individual de cada turma e aluno. Erilane Pedrosa foi a educadora responsável pela turma do 4º ano. De acordo com a docente, já é possível constatar um reflexo positivo na atividade pedagógica, que este ano está na terceira edição.

“Objetivo destas atividades é propor um despertar. O despertar para o espírito investigador. Com este trabalho de fomento a pesquisa, percebemos que conseguimos que os nossos alunos sentissem gosto e interesse pela pesquisa, pelo novo e pelo desconhecido. Isso é o mais gratificante para nós educadores porque prova que o trabalho pedagógico, feito por todos nós, está surtindo um efeito positivo”, defendeu.

De acordo com a gestora da escola, Rossana Agahnejad, a realização da Feira de Ciências só foi possível graças a dedicação do corpo docente e dos alunos.

“Esta atividade só está acontecendo graças ao esforço e dedicação de todo nosso nosso corpo docente, que se preparam desde junho para trazer hoje (sexta-feira, 13) temáticas próximas de suas realidades, com tanto afinco e segurança. Isso me deixa muito feliz e satisfeita com o trabalho realizado pelos professores”, destacou.

Ao longo da atividade, os 1.100 alunos da Educação Infantil, do 1º ao 5º ano e do Ensino Fundamental, tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos de seus colegas, junto com os pais e responsáveis.

Texto: Emerson Felipe
Foto: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054