18/06/19 | 18:05
Escola Municipal Doutor Pinto Nery encerra mostra literária

A Escola Municipal Doutor Pinto Paulo Nery, localizada na Rua Acari, Bairro Jorge Teixeira III, finalizou na tarde desta terça-feira, 18/06, a mostra literária, com o tema: ‘Compreensão dos signos e símbolos’. O evento, que contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, teve oficinas de escritores regionais variados.

A mostra literária possibilitou os alunos a desenvolverem de forma mais intensa os talentos por meio de peças, apresentações de dança e canto, declamações de poesias, desenhos, criação de paródias, entre outras atividades.

A diretora da escola, Miriam Soares, citou como foi surpreendente ver todo o desenvolvimento dos alunos. “Passamos a perceber o quanto os alunos são talentosos, eles desenvolveram o lado artístico e até para nós que somos da equipe diretiva foi surpreendente. O fazer da sala de aula não é somente quadro e livro, através dessas atividades extracurriculares nós percebemos que eles têm uma aprendizagem maior e significativa, uma aprendizagem diferenciada”, comentou.

Alguns dos escritores contemplados durante a mostra literária foram Irlen Benchimol, Silvia Gríjo e Pedro Lindoso. Todos os escritores promoveram oficinas, um dos destaques foi a da Ana Peixoto, a autora de diversas obras infantis realizou uma atividade com os pais e alunos. Eela pediu que as mães se fantasiassem com máscaras, e cada uma delas representou uma fruta regional amazonense, como a pupunha e o cupuaçu. Após isso, os alunos tinham que descobrir qual das frutas as mães representavam.

O professor Francisco Nogueira, doutor em literatura regional, falou sobre a importância da literatura para todos os estudantes. “ A mostra literária destacou a literatura regional amazônica, ela é um instrumento a mais para o resgate da leitura, para nos ajudar na compreensão dos signos e símbolos, além de ter um resultado satisfatório no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb”, pontuou.

Outro destaque da mostra literária foram os alunos David de Oliveira e Davi Cardoso, do 9ºano, que homenagearam o escritor José Herculano e declamaram o poema ‘Amazônia Pede Socorro’. Os estudantes foram preparados e incentivados por todos os professores responsáveis. “A professora me incentivou bastante, devido eu ter medo, eu melhorei em relação à vergonha, tinha muito medo de falar em público, agora sou mais corajoso, gesticulo e memorizo muito melhor, me sinto capaz de memorizar e recitar uma peça maior”, disse David de Oliveira.

Texto: Jéssica Salomão
Fotos: Eliton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054