28/03/16 | 13:18
Escola Municipal Dom Jackson Damasceno promove olimpíada interclasse

28-03-16-Escola Dom Jackson Damasceno olimpíada interclasse.Foto-Lton Santos (6)Os mais de 600 alunos da Escola Municipal Dom Jackson Damasceno, localizado no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus, trocaram a sala de aula pelo pátio da unidade de ensino onde participaram da abertura do Torneio Interclasse, na manhã desta segunda-feira, 28. Até a próxima quinta-feira, 31, os estudantes irão disputar competições de xadrez, tênis de mesa, arremesso de peso, vôlei, queimada e pênalti. Além de comemorar a proximidade do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o evento serve como seletiva para as Municipíadas deste ano.

Cada classe também ficou responsável por pesquisar a história dos Jogos Olímpicos de Sidney, Atenas, Pequim e Londres. No último dia de competições, haverá uma gincana de perguntas sobre o tema. De acordo com a professora de Educação Física da escola, Helen Moral, a competição também tem o intuito de disseminar o espírito de união entre os alunos.

28-03-16-Escola Dom Jackson Damasceno olimpíada interclasse.Foto-Lton Santos (1)“Esperamos que os alunos pensem sobre respeito, companheirismo, sobre espírito de equipe e trabalho em grupo. Aqui é uma comunidade muito difícil, com periculosidade, violência. Queremos através dos jogos fazer com que os alunos promovam a paz entre eles e levem esse conceito para a família deles também”, disse.

O diretor da unidade de ensino, Antônio Jorge Lopes, informou que o evento será realizado em todas as escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2. Para ele, a prática do esporte é uma auxiliadora na formação do cidadão e é tão importante quanto a educação.

“Esse evento procura levar a socialização. Isso é importante. Outro detalhe é que com esse trabalho nós tentamos formar cidadãos não só por meio do estudo formal, mas por meio do esporte. Isso é importante porque nós precisamos ter aulas atrativas. Então, é importante unir educação com esporte”, observou.

Competições

28-03-16-Escola Dom Jackson Damasceno olimpíada interclasse.Foto-Lton Santos (2)No primeiro dia dos jogos, foram realizadas as competições de tênis de mesa e xadrez. Após vencerem as partidas classificatórias, a aluna Quésia da Silva, do 6º ano, e Hércules Souza, do 8º, fizeram a final do xadrez. Para que os jogadores pudessem manter a concentração, as partidas foram realizadas no silêncio da biblioteca.

A medalha de ouro ficou com Hércules. Feliz com o resultado, ele afirmou que teve contato pela primeira vez com o tabuleiro em 2012 e, desde então, joga diariamente pela internet.

“Eu aprendi a jogar em Paragominas (PA), em 2012. Foi muito bom e difícil. Ela (Quésia) é uma boa jogadora. O xadrez é um esporte que gosto muito de praticar”, afirmou.

O aluno Jhonatan Oliveira, 14, do 9º ano, foi o jurado do torneio e disse que as atividades extraclasse são sempre divertidas e que seus amigos estão adorando participar dos jogos. Ele irá competir no vôlei misto.

“É uma coisa boa de interagir com os amigos. Digamos que é algo que influencia termos mais companheirismo, trabalhar em equipe e praticar atividades físicas. Vou participar do vôlei e nós vamos ganhar, pode ter certeza”, disse.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054