28/11/17 | 15:22
Escola Municipal Djalma Passos realiza encerramento do Programa Municipal Sorriso na Escola

Com objetivo de conscientizar a alunos, familiares e comunidade escolar sobre a importância da Saúde Bucal, a Escola Municipal Djalma Passos, na comunidade Campo Dourado, zona Norte de Manaus realizou, nesta terça-feira, 28/11, o encerramento do Programa Municipal Sorriso na Escola. As atividades foram realizadas ao longo do ano letivo em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) N16, do Campo Dourado.

O programa beneficiou 500 alunos dos dois turnos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial, com a aplicação de flúor, consultas odontológicas, exibição de vídeos educativos, produção de cartazes, desenho, entre outras atividades pedagógicas.

A diretora da escola, Zenila Frade da Silva, disse que o encerramento mostrou todo trabalho educativo realizado ao longo do ano e destacou a importância da sensibilização sobre saúde e higiene bucal.

“O objetivo maior é sobre a questão da consciência, mas também da melhoria na questão da autoestima, porque uma criança que está com uma perfeita saúde bucal, está feliz e tem uma melhor aprendizagem em sala de aula”, disse.

O cirurgião dentista Rivanildo Vieira de Araújo, da UBS N16, trabalha há dois anos com os alunos no programa na escola e destacou os cuidados gerais que são repassados aos alunos.

“É um trabalho preventivo de conscientização, de escovação supervisionada das crianças, para que não tenham problemas de carie e aqueles que apresentam alguma situação, trabalhamos para a resolução do problema. Como aqui no bairro é uma área periférica, trabalhamos falando de saúde de forma geral”.

Aos nove anos, a aluna do 3º ano matutino, Mara Eduarda Amoedo Maquiné, apesar de pequena, sempre teve os cuidados com a higiene para ter além de um sorriso bonito e um bom desempenho em sala de aula. “Aprendi no programa a cuidar da nossa higiene bucal, onde temos de escovar os dentes e não deixar sujeira. Temos que combater a carie com a pasta e o flúor para ter uma saúde legal”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054