29/05/19 | 18:10
Escola Municipal da Zona Sul realiza Festival de Xadrez para alunos do 3º e 4º ano

Aproximadamente 50 estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Teresa Rosa Abtibol, localizada no São Francisco, zona sul de Manaus, participaram nesta quarta-feira, 29/5, do Festival do Xadrez. O evento faz parte do projeto ‘A importância do xadrez no ensino com uso das tecnologias’, realizado há dois anos pela unidade.

Foram disputadas seis rodadas de xadrez adaptado, onde o objetivo principal não era dar xeque-mate no rei, mas atravessar o tabuleiro com o peão ou capturar todas as peças do adversário.

O idealizador do projeto é o coordenador do telecentro, Vivaldo Serafim, que desenvolve o projeto há mais de 15 anos em unidades de ensino do município.

“O respeito, entender o próximo, ser humilde, questão disciplinar, aprender ficar tranquilo e levar para a sala de aula, e as próprias aulas, para serem mais concentrados, desenvolver o cognitivo, tudo é feito com a ajuda do xadrez. Dentro desse grupo da escola Teresa Rosa temos estudantes que vão participar das Municipíadas”.

A coordenadora pedagógica da escola, Alberta Lopes, acrescentou que desde que o xadrez começou a ser trabalhado dessa forma notou mudanças positivas no comportamento dos estudantes. “As crianças mais interessadas em vir apresentaram o resultado mais satisfatório nas nossas atividades. O número de retenções caiu e até mesmo os índices da ADE melhoram nas turmas que participam do projeto”, disse.

Um dos destaques da competição foi a estudante do 4º ano, Gabriele Menezes, que explicou o que fez para evoluir no jogo. “O xadrez faz com que eu tenha responsabilidade. Quando eu comecei não sabia, mas agora estou jogando bem melhor. EU jogo no telecentro e com os meus colegas, de manhã e de tarde”, pontuou.

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054