16/09/19 | 14:02
Escola Municipal da zona Oeste realiza Scratch Day

Estudantes da Escola Municipal Irmã Serafina Cinque, localizada na zona Oeste de Manaus, realizaram nesta segunda-feira, 16/9, o Scratch Day, com diversas atividades conectadas e desplugadas. O evento também serviu para apresentar as outras iniciativas da escola, como a utilização da linguagem Kodu e o trabalho com o kit de robótica.

O Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos, e itens de som e imagem, para você desenvolver suas próprias histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhar de maneira online suas criações e o Scratch Day foi criado para pela comunidade tecnológica e educacional para se comemorar o aniversário do programa.

“Ano passado trabalhamos com poucas escolas, mas este ano estipulamos como meta dos coordenadores realizar o trabalho com o Scratch. Este ano são 45 escolas trabalhando com o Scratch. Aqui o coordenador escolheu as turmas e fez várias atividades envolvendo os tablets e os computadores do telecentro, além das atividades desplugadas”, explicou Ivana Ribeiro, coordenadora de tecnologia da DDZ Oeste.

O coordenador de telecentro da unidade, Luis Magno da Silva, disse que a escola trabalha há dois anos com o Scratch e atende as turmas do 3º, 4º e 5º ano, com atividades no telecentro, como os kits do Profuturo Aula Digital.

“A escola trabalha com o Scratch fazendo essa interação do conhecimento da matemática, raciocínio lógico e a linguagem de programação. Nós trabalhamos com um cronograma no qual cada turma tem um dia da semana para trabalhar. Os alunos gostam muito porque eles são os criadores e tem uma interação entre si que é muito gratificante”, apontou o coordenador.

A aluna Andrielly Garcia, do 5º ano, está empolgada com o projeto. “O scratch é legal porque ensina tecnologia para gente. Tem várias animações, podemos fazer jogos e colocar diversos personagens. Fazemos muitas coisas no Profuturo, o professor ensina a gente como faz os programas”, acrescentou.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Eliton Santos