10/10/19 | 17:25
Escola Municipal da zona Oeste realiza Scratch Day

A Escola Municipal Santo Agostinho, localizada no bairro Santo Agostinho, zona Oeste de Manaus, realizou nesta quinta-feira, 10/10, a 1ª edição do Scratch Day. A atividade reuniu alunos do 4º ano e contou com a presença de professores, pais e responsáveis dos estudantes. Durante a ação, os alunos apresentaram as funcionalidades e aplicações do programa.

“Todo mês a gente desenvolve trabalhos envolvendo algum tema, mas hoje o trabalho é com temática livre e eles vão apresentar jogos, diálogos, editar”, explicou a coordenadora do Telecentro, Renata Cibely de Oliveira.

Ela considera o Scratch uma ferramenta importante para o desenvolvimento dos alunos. “O Scratch é muito bom para eles porque com o programa, eles podem colocar as ideias em prática e podem usar esse recurso para gravar. Toda vez que eles querem melhorar, editam e acrescentam informações”, pontuou.

A aluna do quarto ano, Adrya Xavier, por exemplo, já desenvolveu uma história sobre a paz. “Eu já fiz games, animações, como agora por exemplo. Eu gosto de trabalhar com o Scratch porque ele fez eu desenvolver minha mente, deixou minha imaginação fluir, tudo que eu penso, eu posso criar. Eu já criei uma animação sobre a amizade, onde duas pessoas brigavam, mas outra pessoa dizia que eles não poderiam brigar e explicou o motivo”, comentou.

Em um segundo momento, eles explicaram individualmente para os presentes como opera o programa e ensinaram a realizar algumas tarefas.

A industriaria Leila Cristina Marques, 45, mãe da aluna Rianna Emanuela, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido na escola com o Scratch.

“Para mim a equipe está de parabéns, eu percebi na minha filha um desenvolvimento muito grande no sentido da tecnologia. Até mesmo em casa eu notei que ela desenvolveu mais. Eu não tenho computador em casa, mas depois de ver esse trabalho desenvolvido na escola vou providenciar, juntamente com internet, para que ela possa crescer na vida”, finalizou.

 

Texto: Alexandre Abreu/ Semed
Fotos: Alexandre Abreu/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054