07/03/19 | 10:17
Escola Municipal da zona Oeste realiza projeto de combate ao Bullying

Professores e alunos da Escola Municipal Firme na Fé, bairro Alvorada 3, Zona Oeste de Manaus, realizaram no último dia 1º, o projeto “Firme Folia no Combate ao Bullying”, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Bullying Escolar. A ação contou com um baile de Carnaval para 600 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O evento teve a participação do palhaço Belindo e a cadelinha Nina, que apresentaram o espetáculo “As travessuras de Belindo e Nina”, com dinâmicas circense de combate ao Bullying. A folia contou ainda com desfile de dez blocos, com porta-estandartes com mensagens de combate à violência como: ‘Não atire o pau no gato’, ‘Diversidade na folia’, ‘Nas diferenças somos iguais’, ‘Mamãe eu quero brincar sem desrespeitar’.

Para a gestora da unidade, Rosely Lira, conversar sobre o tema com as crianças é de extrema importância para a boa convivência e respeito dos alunos entre eles e também sobre a cultura do Carnaval no Brasil.

“Nosso intuito é contextualizar a história da folia de carnaval, resgatando os valores do respeito em sociedade. É oportuno trabalhar a temática do Bullying neste dia porque certamente ao ensinar as crianças a respeitarem uns aos outros, estaremos contribuindo com a formação de cidadãos na sociedade”, afirmou a diretora.

A aluna do 4º ano, Ana Carolina Ramos de Lima, achou muito interessante a forma que o tema foi tratado na escola. De acordo com a estudante, o Bullying deve ser combatido em todos os lugares. “O bullying acontece em muitos cantos, não é só na escola. No carnaval, muitos filmam outras pessoas na rua, agridem, é muito importante combater o Bullying”, comentou a estudante.

Os alunos também assistiram vídeos de orientação sobre o bullying e as formas de combate à prática. Participaram de concurso de fantasias e também dançaram com as marchinhas de carnaval.

“É importante que as crianças percebam desde cedo que devem respeitar os colegas e as outras pessoas que convivem com elas em sociedade. Atividades prazerosas como a que estamos realizando hoje ajudam a fixar a ideia de que o respeito está acima de tudo”, explicou o professor Leandro Lopes.

Texto: Érica Marinho
Foto: Divulgação

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054