26/07/19 | 15:49
Escola Municipal da zona Norte recebe projeto da Cemasp Centro-Sul

A Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, localizada na zona Norte de Manaus, recebeu nesta sexta-feira, 26/7, o projeto ‘Sensibilização e responsabilização aos pais dos alunos infrequentes e/ou em potencial abandono da rede municipal de ensino’, do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) Centro-Sul. O objetivo do evento é orientar os pais sobre a importância da permanência das crianças e adolescentes nas escolas da rede municipal de ensino.

As ações de sensibilização são realizadas para fortalecer a frequência escolar dos alunos do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental. Para isso são realizadas palestras de sensibilização e responsabilização com a presença dos pais dos alunos, oficinas com os estudantes, entrega de cartilha de orientação às famílias e atendimento individual com pais e responsáveis.

“Hoje a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tenta diminuir o índice de abandono escolar, estamos com 85% de frequência. Esse trabalho do Cemasp tem o cunho preventivo e de sensibilização com pais e alunos para que eles criem a cultura de quando o aluno precisar se afastar, avisar a escola, e também de perceber que devem respeitar o ensino público”, apontou a assessora do Cemasp Helena Costa.

A gestora da unidade, Anice Iskandar, comemorou essa parceria com o Centro, uma vez que existem momentos em que a escola não tem plenas condições de verificar a situação desses estudantes com algum problema.

“Uma criança na escola, no futuro, não será um adulto excluído da sociedade. Combatendo hoje a infrequência, essas crianças terão mais sucesso no futuro e mais qualidade de vida”, completou.

Para Maria Auxiliadora Auzier, avó do aluno do terceiro ano, Alexandre da Silva Campos, a reunião foi importante pela questão da conscientização e dos novos aprendizados que trouxe.

“Sou uma avó presente que não deixa o neto faltar aula, quando ele não pode eu venho presencialmente comunicar. Gostei da reunião porque foi muito importante para mim, porque trouxe algo novo para eu aprender”, pontuou.

O encontro foi realizado nos dois turnos na unidade de ensino. Na próxima segunda-feira, 26/7, a caravana do Cemasp estará na Escola Municipal Marly Barbosa Garganta.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054