24/05/19 | 17:21
Escola Municipal da zona Norte realiza Xadrez Humano com estudantes do 4º e do 5º anos

Para mostrar que a prática do jogo de xadrez beneficia as relações sociais, culturais, cognitivas, afetivas e de aprendizagem do aluno, a Escola Municipal Zenir de Castro Alves , localizada na Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus, desenvolve há três anos o projeto Xadrez Humano, com estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Nesta sexta-feira, 24/5, aproximadamente 120 estudantes participaram das atividades na unidade.

O encontro foi dividido em quatro etapas: a história do Xadrez, objetivo do Xadrez, ritual de batalha medieval e batalhas de xadrez com peças humanas.

Alguns dos resultados já obtidos com essa prática na unidade de ensino foram de estabelecer atitudes de organização e disciplina, desenvolver a concentração dos estudantes, melhorar o raciocínio lógico, instigar noções de táticas e estratégicas, contribuir para autoestima e autoconfiança e desenvolver aspectos psicossociais.

A idealizadora do projeto, professora Patrícia Sampaio, contou que com a evolução dentro do jogo, os alunos se sentem mais confiantes.

“Para chamar atenção dos alunos, precisava de alguma atividade que pudesse deixar os alunos mais concentrados. Pesquisei algumas atividades e transformei uma atividade de nível mais elevado. Quando realizamos pela primeira vez consegui perceber as mudanças nos alunos. O índice da escola já aumentou de 0,7 a 1 ponto por avaliação (no Ideb)”, explicou.

A gestora da unidade, Ivete Fernandes, disse que desde que o projeto começou a disciplina e os índices escolares aumentaram. “Com esse projeto melhoramos a questão da disciplina, atenção e respeito. Isso tá ajudando bastante a concentração. A nossa escola está em primeiro lugar no índice do Ideb na Divisão”.

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054