23/10/18 | 17:55
Escola municipal da zona Norte realiza encerramento do Programa Municipal Sorriso na Escola

Com a iniciativa de conscientizar alunos, comunidade escolar e familiares sobre a importância da Saúde Bucal, a Escola Municipal Djalma Passos, no bairro Campo Dourado, zona Norte de Manaus realizou, nesta terça-feira, 23/10, o encerramento do Programa Municipal Sorriso na Escola. As atividades foram realizadas ao longo do ano letivo, em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) N16, que atende a área.

O programa atendeu 450 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da Educação Especial, com a aplicação de flúor, consultas odontológicas, exibição de vídeos educativos, produção de cartazes, desenho, entre outras atividades pedagógicas.

A diretora da escola, Zenila Frade da Silva, destacou que o encerramento do programa mostrou todo trabalho educativo realizado ao longo do ano e salientou a importância da conscientização sobre saúde e higiene bucal.

“Essa ação tem como principal objetivo prevenir as doenças bucais, que hoje são um dos nossos principais problemas. Acreditamos que com as palestras e ações em sala, podemos passar um pouco de conhecimento para que cuidem da sua boca e também conscientizem sua família”, destacou.

O cirurgião dentista Rivanildo Vieira, da UBS N16, que há três anos trabalha com a escola no projeto, ressaltou que a ação é importante para ajudar e informar tanto os alunos quanto os pais e comunidade.

“Nós trabalhamos, principalmente, com educação e saúde, com prevenção, pois sabemos que as crianças têm um poder muito grande de multiplicar o conhecimento e conseguimos atingir uma massa social muito grande”.

A aluna do 3º ano vespertino, Ana Júlia Silva, 9,  falou um pouco sobre as atividades que desenvolveu em sala de aula e de como ajuda seus pais a terem uma boa higiene bucal. “Eu aprendi que escovar os dentes é muito importante, para não termos cáries e deixar ele branquinho e também falei para os meus pais que tem escovar os dentes ante e depois de todas as refeições”, contou.

 

Texto: Patryck Vieira

Fotos: Emerson Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054