31/05/19 | 14:52
Escola Municipal da zona Norte inaugura Jardim Sensorial

A escola municipal Professora Isabel Victória do Carmo Ribeiro, localizada na comunidade Rio Piorini, bairro Terra Nova, zona Norte, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 31/5, o Jardim Sensorial Ryan Batista, que será utilizado como ferramenta pedagógica. O nome é uma homenagem a um aluno da unidade que faleceu no início do ano. O espaço beneficiará 500 estudantes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta é a segunda unidade da Prefeitura de Manaus, que dispõe do espaço.

O primeiro jardim sensorial foi entregue em fevereiro deste ano ao Complexo Municipal de Educação Especial (CMEE) André Vidal, localizado no conjunto Vila Amazonas, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, que atende crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de down, deficiências visual, auditiva, intelectual, mental e física.

O Jardim Sensorial da escola Isabel Victória possui pneus com diferentes tipos de texturas, que vão de areia, seixo, serragem, grama, sementes de açaí, caroço de tucumã, bolinha de gude e pedras de jardim. O espaço será utilizado uma vez na semana por cada turma da unidade, como ferramenta pedagógica.

“O jardim será utilizado pelo professor no horário de Educação Física, trabalhando os sentidos como o tato, já que os alunos identificarão o que contém em cada pneu”, explicou a professora da Classe Especial, Rebeca Lima.

Segundo a gestora da unidade, Willza Pecinato, a escola desenvolve vários projetos e a inclusão é algo muito forte. “Tantos os alunos da classe especial como das comuns, utilizarão o jardim que ajudará no desenvolvimento da percepção, identificando as texturas, além de promover a inclusão entre eles”, comentou a gestora.

Homenagem
O aluno homenageado pela escola, Ryan Batista, 10, fazia parte da classe especial desde 2017 e faleceu há três meses. A mãe do homenageado, Márcia Batista, que dedicou todos esses anos cuidando do filho, disse sentir gratidão pelo reconhecimento.

“Estou honrada em saber que o meu filho está homenageado na escola que ele tanto amou e teve um bom desenvolvimento. Eu, como mãe, tenho muita gratidão por esse local”, falou emocionada a mãe do aluno.

— — —

Texto – Érica Marinho / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054