Secretaria Municipal de Educação
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 29 de outubro de 2020
-->
05/04/19 | 15:30
Escola Municipal da zona Norte encerra Semana Literária com presença de Youtuber

Aproximadamente 1,2 mil estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais da Escola Municipal Antonia Pereira, do bairro Santa Etelvina, da zona norte de Manaus, participaram do encerramento da Semana da Literatura nesta sexta-feira, 05/04. A cerimônia, que contou com muitas atividades culturais, teve ainda a presença  do autor homenageado, Carlos Pond.

Outras presenças ilustres do evento foram o YouTuber do canal Tal Qual Dublagens, Gustavo Libório, e o cantor Klinger Araújo. Durante a atividade, os alunos expuseram os trabalhos realizados durante a semana no Varal de Poesias, realizaram danças folclóricas e apresentaram as salas temáticas aos visitantes.

A gestora da unidade, Cristiane Rodrigues, contou que esse momento, realizado em todas as escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é muito importante porque permite que se trabalhe com autores locais, tratando de temas regionais justamente parte do cotidiano dos estudantes.

“A equipe se envolveu para que os alunos adquirissem um pouco esse conhecimento sobre a literatura local. O que se destaca muito, em geral, são autores que não são daqui, por isso nós focamos em autores locais como o Mário Gaudêncio, Celdo Braga e Carlos Pond. Nós trabalhamos leitura, recitação de poemas, salas temáticas e varal de poesias”.

O autor homenageado, Carlos Pond, que também é professor da rede municipal de ensino, já havia recebido homenagem em outras duas escolas. Para ele, ir às unidades de ensino para conversar com os estudantes é bom porque ajuda a mostrar para eles a oportunidade que possuem.

“Eu falo também sobre a minha experiência de vida, saí do interior semianalfabeto, mas cheguei aqui e me dediquei aos estudos. O maior incentivo, certamente, é o interesse pela literatura e leitura, porque através dela você desenvolve outras potencialidades”, comentou.

O professor falou ainda sobre o principal incentivo para começar a escrever, que foi um escritor regional. “Ler bastante me incentivou a escrever, mas teve um escritor que foi fundamental para que eu tivesse a ideia de escrever o livro, que foi Antísthenes Pinto, grande autor amazonense com mais de 16 livros lançados”, completou.

Para Gabriele Lopes, do 9º ano, essa semana foi muito proveitosa, bem como conhecer a obra e a vida do autor. “Achei bastante interessante a história dele, pesquisei sobre a vida dele e a biografia dele é bem interessante. Achei bem legal a vinda do autor e ele se importou para fazer o livro. Acho que a gente tem que se dedicar quando quer algo”, finalizou.

YouTube
Com mais de 225 mil inscritos em seu canal no YouTube, Gustavo Libório, foi outra presença marcante no evento. Ele foi convidado como uma solicitação dos alunos, que tem faixa etária entre 11 e 15 anos. Ele levou para os estudantes da unidade uma parte do seu show de stand-up.

O youtuber contou que quando recebeu o convite não imaginou que a recepção, tanto dos estudantes quanto dos profissionais da escola, fosse ser tão calorosa, tampouco esperava tal reconhecimento.

“Quando eu fui convidado, imaginei que fosse uma faixa etária mais alta. Fiquei impressionado com a idade das crianças. Essa é a primeira vez que eu me deparo com tantos jovens de 12 a 13 anos e estou achando maravilhoso. Primeira vez que faço ação em uma escola, fui muito bem recebido”, concluiu.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054