06/08/15 | 10:54
Escola Municipal Arte Cultura supera meta em avaliação

Escola Municipal Arte Cultura apresenta resultados de aprendizagem do 2º bimestre escolar (4)Os alunos da Escola Municipal Arte Cultura, localizada no Coroado, zona Leste, obtiveram 92% de aprovação nas avaliações internas e 82% na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), superando a meta da unidade que é de 75% para esta avaliação, feita em toda rede municipal de ensino a cada bimestre. Fazendo um comparativo entre o 1º e o 2º bimestre, a unidade de ensino aumentou quase 4% no índice de aprovação dos alunos do Ensino Fundamental.

As informações foram repassadas na tarde desta quarta-feira, 5, aos professores, pedagogos, servidores do administrativo, assessoria pedagógica da Divisão Distrital Leste (DDZ) 1, secretário da unidade, entre outros profissionais durante a apresentação do Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM) e das ações da Gestão Integrada da Escola (Gide) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Escola Municipal Arte Cultura apresenta resultados de aprendizagem do 2º bimestre escolar (1)A proposta é avaliar bimestralmente se os alunos alcançaram os 70% de aproveitamento das avaliações internas aplicadas nas escolas, assim como conhecer o desempenho de 75% dos estudantes do 3º ano no Prova Brasil e na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

O trabalho faz com que escolas da rede pública de ensino tenham a oportunidade de rever seus conceitos pedagógicos a partir da observação dos dados estatísticos feitos a partir de um estudo dos assessores de cada DDZ da Semed e pelo corpo docente de cada escola da secretaria.

Para a gestora da escola Arte Cultura, Karen de Oliveira, a reflexão feita com o RADM pode ser vista com um método de gestão democrática que contribui significante para que a escola possa implementar melhorias e analisar a sua prática pedagógica.

RADM. DDZ Leste I.EM. Arte Cultura. Fotos Cleomir (22)“Este dia é muito relevante para a escola, porque paramos um instante para refletirmos sobre as nossas práticas pedagógicas, nossas ações e propormos iniciativas para elevarmos nossos resultados e alcançarmos as nossas metas”, afirmou Karen.

De acordo com assessora da Gide da DDZ Leste 1, Eliza de Carvalho, com o RADM é possível constatar os motivos que influenciam nos resultados insatisfatórios de cada escola e propor caminhos para resolver os índices negativos.

“Esta análise da RADM é importante não só para visualizarmos os resultados do bimestre em questão, mas, sobretudo, para analisarmos os motivos e causas que impactaram de forma negativa na aprendizagem, nestes resultados de rendimento insatisfatórios. E em cima disso, criamos um plano de ação e estratégias em comum acordo com os profissionais das escolas, com prazo determinado para enfrentarmos os motivos que contribuíram para mau rendimento e na aprendizagem dos alunos”, destacou.

Para Eliza, o trabalho pedagógico vem melhorando a cada bimestre. Um exemplo disso, segundo ela, é a comparação entre o 1º e o 2º bimestre que avançou quase 4%. “Saímos de 89,60% para 92%. Isso demonstra o comprometimento de todos os profissionais desta unidade e assessoria pedagógica implantada pela Semed, por meio da Gide e da DDZ Leste 1”, enfatizou.

Preparação para a Prova Brasil
Para ajudar os alunos do 5º ano e tirar dúvidas sobre o Prova Brasil, a unidade reforçará o conteúdo programático dado em sala de aula e dará uma orientação sobre preenchimento do gabarito e o tempo determinado para responder a prova. Além disso, uma semana antes do exame de nível nacional, a escola disponibilizará um psicólogo para preparar psicologicamente os alunos que participarão da avaliação.

A avaliação
A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que começou a ser implantada na rede em 2014, é feita aos moldes da Prova Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e além de mostrar os conteúdos que precisam de uma intervenção maior em sala de aula, prepara os alunos da rede para avaliações externas.
As questões são elaboradas por uma equipe de oito profissionais da DAM. Nas provas de 7º e 9º ano, há auxílio do Sistema Positivo. As provas são compostas com questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências para os estudantes do 9º ano.
Os encontros do RADM estão acontecendo simultaneamente em todas unidades de ensino da Semed, em dias e horários diferenciados.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

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