14/09/18 | 12:33
Escola municipal da zona Oeste realiza Feira de Ciências com o tema reciclagem

Buscando despertar nos estudantes a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente, a Escola Municipal Maria Madalena Correa, localizada no bairro Vila da Prata, na zona Oeste de Manaus, realizou a 6ª edição da sua Feira de Ciências, que este ano teve como tema reciclagem e foi aberto para a visitação da comunidade.

O trabalho foi realizado pelos alunos do 5º ano, que realizaram uma breve apresentação sobre o assunto. A ideia do trabalho surgiu em 2017, quando os alunos do então 4º ano visitaram uma empresa que nas proximidades da escola e que trabalha com reciclagem e coleta seletiva. A partir disso, eles começaram a desenvolver trabalhos com garrafas pet, como explicou a gestora da unidade, Lucileide Barreto.

“Passamos a recolher as garrafas pet e os alunos começaram a construir jogos e brinquedos com esses materiais, por meio de oficinas de reciclagem. Também começamos a trabalhar com resíduos de alimentos para não desperdiçar”.

Esses objetos, além de expostos durante a feira, entrarão no acervo da escola e ficarão disponíveis futuramente para pesquisa e uso dos estudantes. O aluno Caique Mota demonstra o tipo de consciência que os alunos acabaram desenvolvendo com o processo.

“É muito bom pra gente, porque ajudamos a natureza e ajudamos a construir um país melhor quando crescermos. A gente não quer que nossos descendentes vivam em um país sujo”.

O aprendizado, inclusive, não foi guardado apenas para si. A mãe da aluna Ana Thaís Brandão, a dona de casa Alda Brandão, conta que em casa, eles começaram a adotar uma nova atitude.

“A experiência que ela teve foi de que a reciclagem ajuda o meio ambiente, porque hoje em dia a gente vê os igarapés cheios de lixo acumulado e isso influencia na consciência deles de não descartar o lixo nos lugares inapropriados. Lá em casa, vamos fazer a reciclagem do material que usamos para não poluir o nosso meio ambiente”, finaliza.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054