24/10/19 | 14:43
Escola municipal da zona Centro-Sul promove ação em comemoração aos 350 anos de Manaus

A Escola Municipal Antônio Matias Fernandes, localizada no Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, realizou na noite do dia 23/10, o Sarau Artístico, Histórico e Literário, com a participação de aproximadamente 50 alunos da 4º e 5º fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de educadores da unidade de ensino que estavam à frente da ação, bem como convidados. Ação contou com palestra, leitura de biografias de escritores renomados, autógrafos de livros doados pelo escritor convidado, além da exposição de produções dos próprios estudantes.

De acordo com o coordenador do evento, o professor Valmir Medeiros, a ideia do Sarau foi trabalhar com os alunos a Manaus atual e antiga, sobre um viés pedagógico, contextualizado com imagens e trabalhos realizados pelos próprios estudantes.

“O objetivo da atividade foi levar os alunos a comemorar os 350 anos de Manaus, refletindo sobre o contexto histórico da cidade, e mostrando a Manaus antiga e contemporânea”, destacou.

A programação começou com a palestra ‘Manaus Ontem e Hoje’, ministrada pelo escritor e membro da Academia Amazonense de Letras, Abrahim Baze. Na oportunidade, o convidado retratou as biografias de personagens históricos importantes para a consolidação e emancipação da cidade de Manaus. Entre as biografias retratadas por ele estava: da Professora Libânia Ferreira, de Marçal Ferreira, Theodoreto Souto e Dom Romualdo Antônio de Seixas.

Além disso, o escritor destacou aspectos sobre o período áureo da borracha e enfatizou consequências positivas dessa época, como a construção do Teatro Amazonas, o Reservatório do Mocó, a Ponte de Ferro, localizada na então Rua 7 de Setembro e  do Palácio da Justiça. Todas essas obras foram uma espécie de marco inicial para desenvolvimento da capital amazonense. Ao final da palestra, o escritor Abrahim Baze respondeu perguntas formuladas pelos alunos e professores.

Durante o evento foi lido também a biografia do compositor Carlos Gomes e em seguida foi feita a projeção da ópera ‘O Guarani’, o primeiro sucesso de uma obra musical brasileira no exterior. Além disso, foi exposto murais com trabalhos compostos por artigos e fotos da  Manaus  atual e antiga.

Teve ainda declamações de poesias proferidas pelos próprios alunos. A programação encerrou com a entrega de livros e CD’s que o escritor Abrahim Baze doou para o acervo da biblioteca da unidade de ensino, além de autógrafos de livros doados pelo palestrante.

Texto: Emerson Santos

Fotos: Divulgação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054